Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lira reclama com Haddad sobre 'taxa das blusinhas'

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ligou para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), para reclamar do revés das "taxas das blusinhas" no Senado, apurou a coluna.

Ele avisou a Haddad que negociava com "um só governo" — o que tinha fechado como ele acordo sobre o assunto. O acerto foi feito pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães, com aval do presidente Lula.

Em viagem a Roma, Haddad respondeu que não sabia de nada. Depois de refutar a taxação, o governo estava apoiando a cobrança de 20% nas importações abaixo de US$ 50.

Segundo apurou a coluna, começou um enorme bate cabeça no governo, que não estava ciente do problema, e o senador Jaques Wagner foi (PT-BA) acionado para tentar conter os danos.

O revés surgiu quando o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) retirou a "taxa das blusinhas" do Mover, o programa de apoio ao setor automotivo.

E o problema, dizem fontes envolvidas, está na base de Lira em Alagoas e não em falta de apoio do governo. Até ontem nas fileiras de Lira, Cunha se voltou contra ele depois que o presidente da Câmara recusou seu apoio para que o senador fosse o candidato a vice na chapa do prefeito de Maceió, JHC (PL), à reeleição.

Bem avaliado, JHC avalia concorrer ao Senado em 2026 e deixar a prefeitura nas mãos de Cunha, dizem fontes. E isso atrapalharia os planos de Lira, que também tem interesse em uma das duas vagas que vai se abrir. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também está na disputa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes