Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Liberação de Assange é vitória tardia da liberdade de expressão, diz Amorim

O assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, disse à coluna que a libertação de Julian Assange é uma "vitória tardia da liberdade de expressão".

Fundador do Wikileaks, Julian Assange deixou a prisão no Reino Unido ontem à noite após chegar a um acordo com a Justiça dos Estados Unidos e se declarar culpado em acusações de espionagem. Ele ficou preso durante cinco anos.

É uma vitória da liberdade de expressão ainda que tardia, com muito sofrimento. Espero que ele esteja bem de saúde
Celso Amorim

Na visão do ex-ministro, Assange prestou "serviços positivos" ao mundo ao revelar episódios sobre a política americana que ninguém mais sabia.

Celso Amorim é conselheiro de Lula quando o assunto é geopolítica
Celso Amorim é conselheiro de Lula quando o assunto é geopolítica Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Amorim comentou um caso que classificou como "menor": a revelação de que funcionários do governo brasileiro foram à embaixada americana sugerir mudanças na estratégia dos Estados Unidos na negociação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). "Eu só soube disso pelo Wikileaks", afirmou.

A libertação de Assange se tornou uma bandeira da esquerda no mundo, mas sempre foi muito sensível para os americanos, já que ele revelou segredos militares considerados de segurança nacional. A negociação só foi possível porque Assange já tinha cumprido tempo de prisão equivalente a esse tipo de ofensa.

Palestino extraditado no Brasil

O assessor especial do presidente Lula também comentou o episódio do palestino que foi extraditado do Brasil por suposta ligação com o Hamas por determinação da Justiça de São Paulo.

Continua após a publicidade

Segundo a Polícia Federal, Muslim M.A. Abuumar, 37, teria ligações com o grupo terrorista e foi apreendido quando saiu do avião.

Para Amorim, a deportação foi abrupta e feita apenas com base nas informações da embaixada americana, sem uma investigação própria. "Ele não teve tempo para se defender", disse.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes