Topo

Reinaldo Azevedo

Coluna na Folha: A ordem legal é a única vacina contra as forças do caos

Roberto Negreiros_2019/Revista Piauí
Imagem: Roberto Negreiros_2019/Revista Piauí

Colunista do UOL

23/10/2020 08h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Leiam trecho:
*
A entropia do sistema político elegeu Jair Bolsonaro. Ainda que um reacionarismo nada subterrâneo se manifestasse transversalmente na sociedade brasileira, este se mantinha mais ou menos à margem como força (des)organizadora do sistema. Os agentes da desordem eram neutralizados pelos da ordem.

No dia em que se estudar o sistema político a sério, o Brasil descobrirá razões para, por exemplo, lamentar o esfacelamento do núcleo duro do MDB. O partido atraía e digeria o monstro, hoje autônomo. O surto de moralismo barato, que investia e ainda investe na destruição de garantias legais, liberou as forças do caos. E, como já refletiu a filósofa, "depois que a pasta de dente sai do dentifrício, ela dificilmente volta para dentro do dentifrício".

Bolsonaro virou o beneficiário e o monopolista desse caos. Pode não agir em nome de uma teoria do poder, mas se expande na ausência de uma força organizada que lhe faça oposição. Seria incapaz de redigir uma redação do Enem explicando o seu pensamento, mas intui que sua primeira tarefa é esmagar os adversários que estão em seu próprio campo ideológico.
(...)
Íntegra aqui