Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
PT, Rede e PSOL vão ao STF com ADIs contra decretos de armas de Bolsonaro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu mais três pedidos de suspensão dos decretos de armas feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na semana passada. Os partidos PT, Psol e Rede ajuizaram ADIs (Ação direta de inconstitucionalidade), alegando que os decretos ampliam o acesso a armas e representam um perigo para a sociedade, entre outros argumentos. Ontem o PSB também entrou com ação no STF para derrubar os decretos.
De acordo com a ação da Rede, os decretos de Bolsonaro "ofendem os direitos fundamentais à vida e à saúde, todos da Constituição Federal". E questiona: "se o interesse público presumido textualmente pela Constituição é a redução do risco de doenças, como pode o Estado facilitar e endossar situações que causam nítido agravamento do estado de saúde de todos? Ou o Poder Público entende que viver com praticamente uma arma a cada esquina faz bem para a integridade e a saúde de todos? Não parece ser - ou não deveria ser - o caso". (...) Leia íntegra no UOL.