Topo

Reinaldo Azevedo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Pois é: um fascistoide golpista na cadeia. Toffoli estava certo. Eu dizia!

Dias Toffoli: ministro teve a coragem de fazer a coisa certa ao abrir inquérito de ofício para apurar agressões à corte - Nelson Jr./SCO/STF
Dias Toffoli: ministro teve a coragem de fazer a coisa certa ao abrir inquérito de ofício para apurar agressões à corte Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Colunista do UOL

19/02/2021 06h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pois é...

O mundo gira, e a Lusitana etc., né?

Evidencia-se agora o acerto de Dias Toffoli, então na Presidência do STF, quando abriu de ofício inquérito que investiga a campanha industriada contra a o STF e os ministros. Apanhou muito. Não só a decisão encontrava amparou no Regimento Interno como se mostrou eficaz para conter a fúria liberticida da canalha fascistoide.

Também naquele caso, a exemplo do que se viu agora, com a prisão de Daniel Silveira, bolsonaristas e alguns garantistas com o foco um tanto deslocado fizeram severas críticas ao ministro.

O partido Rede, que ainda atuava como uma espécie de extensão da Lava Jato — e olhem que já sobravam evidências de desatinos —, recorreu ao próprio STF. Via no procedimento um instrumento de intimidação daqueles que criticavam ministros da Casa supostamente envolvidos em escândalos. Também seria uma retaliação à tal CPI da Lava Toga, a outra estupidez liberticida que bolsonaristas e moristas defendiam.

A questão foi a julgamento, e o inquérito, mantido por 10 votos a um — de Marco Aurélio. O próprio Edson Fachin não era simpático à medida e chegou a criticá-la em conversas de corredor. Acabou votando a favor da sua continuidade, mas fazendo ressalvas.

Vale dizer: muita gente demorou para entender o que estava em curso: um ataque organizado à instituição. Ou, então, entendeu e gostou.

Ainda agora, uma das críticas mais estúpidas a Alexandre de Moraes em razão da prisão de Daniel Silveira partiu de Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que é uma espécie de porta-voz de Sergio Moro e da Lava Jato na Casa e principal promotor daquela bobagem inconstitucional chamada Lava Toga. Afirmou que Moraes, "mais uma vez, rasga a lei que jurou defender". Ele, claro, disse achar reprováveis as declarações do agressor, afirmou não concordar com elas e tal... Pois é. Deixada a questão a seus cuidados, o deputado estaria, a essa altura, preparando o próximo vídeo. Ou coisa pior.

Ou nós nos damos conta de que a democracia está sob ataque e precisa se defender ou vamos para o buraco. Os fascistoides contam com todas as nossas fraquezas.

E que se note: não trato o inquérito como instrumento de exceção para combater brucutus. Eu o considero legal, a exemplo de 10 ministros do Supremo.

O garantismo é um instrumento dos corajosos na luta pelo estado democrático e de direito, não uma fraqueza de palermas.