Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Margo Bolsonaro e Eve Tarcísio revivem "A Malvada" com cenas de pastelão

Alguns preferem antecipar o declínio de Lula em razão de um incidente quando foi cortar as unhas dos pés. Eu assisto a um seriado comido, com laivos de drama.

EPISÓDIO UM
Depois do almoço em companhia de Tarcísio de Freitas e de Ricardo Nunes, nesta terça, organizado por empresários, os incautos das respectivas turmas do alcaide e do governador permitiram que o ex-presidente falasse com a imprensa.

Perguntaram ao mau soldado aposentado quem será o candidato em 2026. Ele respondeu:
"O nome é Messias".

Falou, assim, naquele tom de quem anunciava não o golpista vulgar, mas o próprio Nazareno. Um perfil psicológico da personagem apontaria que compensa a baixa autoestima com a arrogância. Ao lado, Tarcísio ouviu com a certeza de quem está no jogo do ganha-ganha. Se não se viabilizar para a Presidência, corre para o abraço num novo mandato em São Paulo. Mas ele quer mais, é claro!

Agora um filme para pessoas já inatuais, como eu: em "All About Eve" ("A Malvada"), do genial Mankiewicz, o governador faria o papel de Eve Harrinson (Anne Baxter). Tivesse mais talento, inclusive para a renúncia, Bolsonaro seria Margo Channing (Bette Davis). À diferença da protagonista, o ex ainda não encontrou a ascese em outro papel. Na história original, para quem não viu, a camareira e depois assistente (Eve) toma o lugar da estrela (Margo), que vai cuidar da vida.

Insistiu o ex-presidente e ex-futuro qualquer coisa:
"O candidato a presidente é Bolsonaro".

Eve ficou quietinha, certa de que nada tem a perder.

EPISÓDIO DOIS
Na mesma entrevista do episódio anterior, fizeram a Bolsonaro uma pergunta sobre a estratégia para reverter o cenário adverso no Nordeste na eleição presidencial de 2022. Aquele que, em breve, será réu por uma penca de crimes, em inquéritos distintos, resolveu questionar de novo o resultado das urnas:
"Vamos lá. Grande parte das seções da Bahia, acabou meia-noite a votação".

Uma voz feminina, de alguma liada, emendou:
"No Maranhão também".
Nota antes que siga: isso não aconteceu nem na Bahia nem no Maranhão.

Continua após a publicidade

Inconformada, Margo Messias retomou:
"Quer que continue? Nós pressionamos o TSE. O advogado pressionou o TSE. O nosso advogado. Em poucas horas, foi indeferido, e o nosso partido foi multado em R$ 22 milhões. Vou parar por aqui. Não vou continuar".

Eve, quer dizer "Anne Baxter", quer dizer "Tarcísio", a tudo ouvia, com o olhar supostamente perdido — mas muito bem achado — e um estranho sorriso contido de Monalisa. Via o seu "líder" se afundar... Bette Davis, a Margo, era um ser superior, o que o mito desmoronado nunca será.

Só para lembrar. Bolsonaro é investigado por vinculação com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 (PET 12100) e por tentativa de golpe de estado e rompimento do estado de direito, entre outros crimes, em dois outros inquéritos: o 4781 (das "fake news") e o 4784 (das milícias digitais). As, digamos, amenidades estão no inquérito das joias e no da fraude do registro de vacinas.

Para deixar claro que nada tem a ver os episódios investigados, ele resolveu pôr em dúvida, de novo, a lisura do pleito em que foi derrotado... Santo Deus! É ousado quando se joga, assim, no abismo, sem asas. Não vai escapar de uma pena em regime fechado. E a inelegibilidade será uma das consequências da condenação na esfera criminal.

Não deve ter-se lembrado, na hora, de que a Primeira Turma do STF recusou por unanimidade a devolução do seu passaporte e a autorização para voltar a falar com investigados. À diferença de Margo — só fiz a associação porque ele é o ator principal dessa turma e está saindo de cena —, não tem simancol nem outro futuro.

Por isso Eve Tarcísio ouvia a tudo, caladinha, com o tal sorriso de Monalisa.

Continua após a publicidade

EPISÓDIO TRÊS
Nunes, nesse filme, é só coadjuvante... Foi indagado se endossava as acusações de Bolsonaro. Figurante não costuma ter texto. E ele desconversou, uma prática recorrente nessa campanha eleitoral. Especializou-se em não responder o que lhe é perguntado:
"Tudo pode ser analisado, mas eu não acompanhei esses casos com relação à votação". Ah, tá...

Quando Pablo Marçal estava em seu calcanhar, fez live com um investigado de extrema-direita e defendeu a abertura de processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. Agora que o passou o risco de ser engolido por alguém que está à sua direita, pode voltar a falar coisa nenhuma com ar reflexivo.

Na segunda à noite, afirmou sobre o apoio que recebeu de Tarcísio:
"Numa guerra é o capitão que põe o peito na frente e não deixa ninguém para trás, soldado para trás".

De fato, o governador de São Paulo foi para a reserva do Exército nessa condição, mas todos sabemos quem resolveu dar peso político-eleitoral a tal patente. Eve, quando era apenas uma camareira, gostava de usar as roupas de Margo...

EPISÓDIO QUATRO
Nesta terça, em vídeo divulgado nas redes sociais, Tarcísio declarou apoio a Bruno Engler (PL), o candidato de extrema-direita à Prefeitura de Belo Horizonte, num sinal evidente de que o candidato a "novo capitão" acredita na sua influência além das fronteiras do Estado que governa. Já escrevi aqui que não brinca em serviço e não deve ser subestimado. Nem pelo campo progressista nem por... Margo Messias.

Eve era calculista. O notável nesse caso de Belo Horizonte é que resolveu apoiar o adversário de Fuad Noman, atual prefeito e candidato à reeleição, que pertence ao PSD, partido de Gilberto Kassab, que é um dos homens fortes do governador e talvez seu melhor estrategista.

Continua após a publicidade

Mas o secretário iria reclamar do quê? Ele próprio é aliado de Lula na esfera federal. Seu partido comanda três Ministérios, inclusive o das Minas e Energia, que andou sendo vergastado por Nunes e pelo próprio Tarcísio...

Esse jogo deixa Bolsonaro meio zonzo. Ele constata que centro, centro-direita e centrão — essa geleia geral, enfim — está no governo Lula, mas também busca um nome que possa vencer o petista em 2026. O presidente sabe mover as peças nesse tabuleiro, e o futuro presidiário não.

Bolsonaro continua a penar que é mesmo Margo, que é mesmo Messias.

Ah, sim: não estou tão certo, como ele próprio certamente está, de Eve Tarcísio chegue aos píncaros da glória. Alerta de spoiler: Eve tomou tudo de Margo, menos o que realmente lhe fazia falta. Aí é preciso ver o filme original, que é espetacular.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes