Topo

Tales Faria

Exoneração de Moro assusta a esquerda para 2022 e desnorteia bolsonaristas

Colunista do UOL

24/04/2020 11h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bolsonaro perde seu ministro mais popular e ganha um forte adversário para as eleições de 2022. Boa parte dos bolsonaristas já está aderindo imediatamente a Moro nas redes sociais. A parte que fica no ninho está atônita, desnorteada.

Para piorar a situação de Bolsonaro, há a crise econômica não debelada pelo ministro Paulo Guedes, conforme o prometido, e agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Não se vislumbra uma solução econômica de curto prazo e quanto mais sangrar a economia, mais sangrará o eleitorado de Bolsonaro com o tempo em direção ao seu ex-ministro da Justiça e agora potencial candidato a presidente da República.

A demissão de Moro mexe com todo o quadro eleitoral de 2022.

Uma visada sobre o espectro políticos mostra que o centro ganhou talvez o mais forte possível candidato do grupo. Mas com um perfil de centro-direita.

A centro-esquerda e a esquerda saem quase tão feridas quanto Bolsonaro. Ganharam um adversário forte capaz de unificar a direita não-bolsonarista e boa parte do centro.

Tudo junto e misturado, Moro deixa a esquerda assustada e os bolsonaristas da extrema direita conservadora completamente perdidos.

É a maior tragédia para o bolsonarismo, no pior momento.