PUBLICIDADE
Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro redimiu o PT junto ao eleitorado

Tales Faria

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, ?Todos os Sócios do Presidente?, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Chefe da Sucursal de Brasília do UOL

31/12/2021 14h44

Tem muita gente que diz, não sem razão, que o PT tem responsabilidade pela eleição do Bolsonaro. Sobretudo por causa do mensalão - aquela mesada paga para os partidos do centrão apoiarem o governo Lula - e das denúncias da Lava Jato de Sergio Moro.

Da mesma forma agora podemos dizer que Bolsonaro está redimindo o PT. É o que se pode concluir da última pesquisa Datafolha, que aponta a preferência de 28% do eleitorado pelo partido. Trata-se do melhor resultado do PT desde 2013.

E por que Bolsonaro redimiu o PT? Primeiro, por ter feito de Sergio Moro seu ministro da Justiça e depois tê-lo defenestrado do governo, demonizando o aliado. Bolsonaro e Moro deram argumentos para o PT provar que o ex-juiz da Lava Jato perseguiu o ex-presidente Lula e o partido. Tanto que Moro foi considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal e suas condenações contra Lula foram anuladas.

Bolsonaro contribuiu ainda mais para o PT voltar a crescer nas pesquisas. Como? Com o fracasso de sua administração, a incompetência de seus ministros, seus arroubos autoritários, a má condução do combate à pandemia do coronavírus e a má gestão da economia com desemprego grassando solto, inflação e tudo o mais.

Sem contar as acusações contra seus filhos por envolvimento em rachadinhas e em organizações criminosas.

Ou seja, assim como o PT ajudou a eleger Bolsonaro, agora parece estar chegando a vez de o radicalismo bolsonarista eleger o PT.