Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Bolsonaro redimiu o PT junto ao eleitorado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Tem muita gente que diz, não sem razão, que o PT tem responsabilidade pela eleição do Bolsonaro. Sobretudo por causa do mensalão - aquela mesada paga para os partidos do centrão apoiarem o governo Lula - e das denúncias da Lava Jato de Sergio Moro.
Da mesma forma agora podemos dizer que Bolsonaro está redimindo o PT. É o que se pode concluir da última pesquisa Datafolha, que aponta a preferência de 28% do eleitorado pelo partido. Trata-se do melhor resultado do PT desde 2013.
E por que Bolsonaro redimiu o PT? Primeiro, por ter feito de Sergio Moro seu ministro da Justiça e depois tê-lo defenestrado do governo, demonizando o aliado. Bolsonaro e Moro deram argumentos para o PT provar que o ex-juiz da Lava Jato perseguiu o ex-presidente Lula e o partido. Tanto que Moro foi considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal e suas condenações contra Lula foram anuladas.
Bolsonaro contribuiu ainda mais para o PT voltar a crescer nas pesquisas. Como? Com o fracasso de sua administração, a incompetência de seus ministros, seus arroubos autoritários, a má condução do combate à pandemia do coronavírus e a má gestão da economia com desemprego grassando solto, inflação e tudo o mais.
Sem contar as acusações contra seus filhos por envolvimento em rachadinhas e em organizações criminosas.
Ou seja, assim como o PT ajudou a eleger Bolsonaro, agora parece estar chegando a vez de o radicalismo bolsonarista eleger o PT.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.