Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

As leis são só para os outros, é o que diz Bolsonaro com suas motociatas

Colunista do UOL

15/04/2022 15h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As motociatas promovidas pelo Bolsonaro são campanhas antecipadas, e isso é crime eleitoral.

É curioso como o Bolsonaro tem absoluto desrespeito pela lei e pelas instituições quando estas não lhe são favoráveis.

Se o Supremo Tribunal Federal toma uma atitude contra seus interesses, pau no STF e nos ministros.

Quando o Congresso, na época em que a Câmara presidida pelo Rodrigo Maia (então DEM-RJ), decidia contra seus interesses, pau no Congresso, e dá-lhe manifestações em favor da volta do AI-5 incentivadas pelo presidente da República..

Se alguém faz um pedido de dados ao governo com base na Lei de Acesso às Informações, Bolsonaro contra-ataca com uma determinação de 100 anos de sigilo.

Se a Organização Mundial de Saúde aponta que há uma pandemia, recomenda uso de máscaras, nada de aglomerações e vacinação em massa, o presidente promove manifestações e arranca máscaras de criancinhas.

Bolsonaro pensa que a lei só serve para os outros. O pior é que seus seguidores o acompanham.

Esse negócio de campanha antecipada é proibida há muito tempo. Mas Bolsonaro está em campanha aberta desde o primeiro dia de mandato. Promove motociatas há meses, com discursos de generais em palanque, como foi o caso do Eduardo Pazuello. E ferrem-se a lei e as instituições!

Se o TSE decidir, como deveria, que ele está em campanha antecipada, é praticamente certo que Bolsonaro vai partir para cima dos ministros da Corte.

Mas não dá para deixar passar. O que vem por aí, com a proximidade das eleições, será um embate muito sério entre as forças institucionais e um presidente que acha que as instituições só valem se forem a seu favor.