Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Abalados, bolsonaristas apostam que Trump ficará como vítima de perseguição

A condenação de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, na quinta-feira (30), abalou as hostes bolsonaristas que encheram a internet de protestos.

Preocupados em evitar que o baixo astral contamine a extrema direita no Brasil, os aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apostam na vitimização do norte-americano.

Entre essas lideranças bolsonaristas, ninguém admite mal-estar aqui no Brasil com o resultado do julgamento. Quem aceita falar publicamente bate na tecla da vitimização.

O líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), é um desses. Ele disse à coluna que não acredita que a condenação de Trump terá sequer influência sobre as eleições municipais em outubro.

Aqui no Brasil essa condenação não atrapalha. Porque as eleições só serão em outubro. E são municipais!
Altineu Côrtes, deputado federal, líder do PL na Câmara

Mas em post nas redes sociais, Côrtes classificou a decisão nos EUA como "um ataque à democracia", acrescentando vídeo do discurso de Trump reclamando do julgamento.

Os comentários de seus seguidores seguiram a linha de que Trump foi perseguido com "a mesma cartilha do Brasil" contra Bolsonaro, mas que a condenação "terá o mesmo efeito que teve a facada" sofrida pelo ex-presidente brasileiro.

Ao falar com a coluna, Cortês tentou transmitir otimismo.

Acho que o Trump vai ganhar a eleição para presidente e vai fortalecer muito a direita no mundo, especialmente aqui no Brasil.
Altineu Côrtes, deputado federal, líder do PL na Câmara

Continua após a publicidade

A aposta é se valer da mesma estratégia que o ex-presidente brasileiro tem usado contra os ministros do Supremo Tribunal Federal: a vitimização.

Os seguidores de Bolsonaro aqui no Brasil insistirão na tecla de que há perseguição política contra o a maior liderança conservadora aqui e lá nos EUA.

"Essa condenação ajuda o Trump lá, ele vai ficar como vítima", disse Côrtes à coluna, completando: "Vamos ver as pesquisas lá daqui 30 dias."

E olha que Côrtes é uma das lideranças mais moderadas entre os aliados de Bolsonaro. Os bolsonaristas radicais nem sequer aceitam classificar o líder do PL na Câmara como um bolsonarista.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes