Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

Não há evidências de que Lula seja dono de mansão que aparece em meme

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/09/2018 16h03

Uma montagem de fotos compartilhada nas redes sociais aponta que uma casa de luxo seria de Luiz Inácio Lula da Silva, mas não há evidências de que o imóvel pertença ao ex-presidente.

A casa que aparece na publicação fica no município de Camaçari, região metropolitana de Salvador (BA). Procurada pelo projeto Comprova, a corretora que negocia o imóvel de 890 metros quadrados negou que ele pertença ou tenha pertencido a Lula em algum momento. A mansão está a venda por R$ 2,5 milhões.

De acordo com a declaração de bens de Lula à Justiça Eleitoral, ele é proprietário de três apartamentos — todos em São Bernardo do Campo (SP), seu berço político. Não há evidência que ligue Lula à casa de Camaçari. Em verificação anterior feita pelo Comprova, a assessoria de Lula disse que “todos os bens e contas do ex-presidente e sua família já foram devassados pela Operação Lava Jato".

Em 2017, Lula foi condenado por ter se beneficiado de um apartamento tríplex em Guarujá, litoral de São Paulo, oferecido pela empreiteira OAS, investigada na Lava Jato. Desde abril, ele cumpre a pena, de 12 anos e um mês de prisão, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). O petista nega as acusações.

Lula foi registrado pelo PT como presidenciável da legenda em 2018, mas teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A defesa entrou com recurso, contestando a decisão da corte eleitoral.

Outras casas

O meme mostra outras duas casas de luxo, atribuídas à ex-presidente Dilma Rousseff e à presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Também aparece um casebre com a inscrição "Casa dos milhões de brasileiros que o PT 'tirou' da pobreza". O Comprova verificou que todas estas informações também são falsas.

A casa que seria de Dilma fica em Itaparica, a aproximadamente 30 km a oeste de Salvador, mas a proprietária afirma que o imóvel nunca pertenceu à ex-presidente. A foto da suposta residência de Gleisi Hoffmann é do condomínio Reserva do Parque, no bairro Ponta Negra, em Manaus. O corretor responsável diz que as casas ainda estão em construção e que a presidente do PT não adquiriu nenhuma unidade no local.

A “casa dos brasileiros" fica, na verdade, na Colômbia. Trata-se de um domicílio de barro e pau-a-pique em Villanueva de Guajira, a aproximadamente 860 km ao norte de Bogotá. De acordo com informação de 2015 do “Villanueva 24h”, a família Cabarcas Peña habitou o lugar por mais de 20 anos até que a casa foi reconstruída em maio daquele ano com a ajuda de vizinhos.

No Facebook, o meme teve mais de 190 mil compartilhamentos em duas semanas.

O material enganoso foi verificado pela agência “AFP”, pela “Folha de S.Paulo”, pelo “Nexo” e outros veículos que participam do Comprova: “O Estado de S.Paulo”, “Gazeta Online”, “Gazeta do Povo” e UOL.

O Comprova é um projeto integrado por 24 empresas brasileiras de mídia que investiga e explica rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação associadas às eleições presidenciais do Brasil. Envie sua pergunta ou denúncia de boato falso pelo WhatsApp 11 97795-0022.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere