Vídeo com ofensas a eleitores do PT em fachada de prédio dos EUA é montagem
Uma animação de um burro com a camisa do PT não foi projetada em um telão de um prédio de Elon Musk na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos.
A imagem é uma montagem, que usa um modelo pronto de uma rede social.
O que diz o post
"Brasil vira meme em Nova York [...] Está fixado num dos prédios do Elon Musk", diz a legenda da publicação. É possível ver que o autor do vídeo tem o nome de usuário de "pedacobrasil".
Na imagem, um burro está sentado com a camisa do PT, com diversas pessoas olhando e rindo do que estão vendo no telão da Times Square.
Por que é falso
Montagem do burro com camisa do partido é antiga. Pela busca reversa do Google (aqui), é possível verificar que a montagem do burro com o semblante triste usando a camisa do PT já foi usada outras vezes para ironizar eleitores de Lula.
Imagem não foi exibida na Times Square. O usuário do TikTok publicou diversas artes feitas em inteligência artificial com burro usando camisa do PT, Lula preso e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder. No vídeo do burro na Times Square, há um botão que redireciona o usuário ao CapCut, uma ferramenta de edição de vídeo, que convida a pessoa a usar o template para edição da praça norte-americana, semelhantes ao usado com o burro vesitindo camisa do PT (aqui e aqui). Usuários da plataforma podem pegar o template e editá-lo ao seu modo, sem restrição (aqui).
Musk não tem prédio na Times Square. Não há registros de que Elon Musk seja proprietário de um edifício na Times Square (aqui e aqui).
Viralização: Um post na rede social Facebook contendo a desinformação tinha, até esta terça-feira (23), mais de 1,4 mil compartilhamentos.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui) e pela Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.