Pampers não está fazendo promoção de 50 anos com quiz; anúncio é falso

É falsa uma suposta promoção da Pampers de distribuição gratuita de kits de fraldas, que seria em comemoração aos 50 anos da marca. Ao UOL Confere, a empresa desmentiu os posts fraudulentos que circulam nas redes sociais.

O que diz o post

A publicação usa a imagem da influenciadora e ex-BBB Vih Tube, que de fato faz propaganda para a marca, e é compartilhada com o seguinte texto: "Mamães Aproveite: A Pamper lança pesquisa especial pelos 50 anos - Ganhe um kit de fraldas grátis! Saiba como mamães já estão recebendo a delas! Clique em "saiba mais" e resgate agora mesmo". O post direciona para um site suspeito com um quiz.

Por que é falso

Em uma busca pelo site oficial da marca é possível verificar que não há referência à suposta promoção. Publicações falsas anunciam que o usuário ganharia kit de fraldas ao responder um quiz em comemoração aos 50 anos da marca.

Ao UOL Confere, a marca disse que se trata de uma promoção falsa.

Quando percebemos um volume grande de movimentações fraudulentas usando a mesma tática, como o caso do Quiz de Pampers, fazemos novos conteúdos especializados que explicam que é um golpe e que nossas promoções estão sempre no perfil e no site oficial. Trabalhamos para reunir os perfis e sites falsos e tirá-los do ar por meio de denúncias, e pedimos que nossos consumidores fiquem atentos e desconfiem sempre que uma promoção pedir pagamento via site ou pix. Pampers

No Instagram oficial, a Pampers inclusive fez um alerta contra golpes do tipo. Nos comentários da publicação, diversos perfis relatam que caíram no golpe ao pagar uma taxa que, alegadamente, seria do frete. Ou seja, os golpistas ficam com o valor do suposto frete e a vítima não recebe nada.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Caí em um golpe. E agora?

Registre o boletim de ocorrência imediatamente. A recomendação é do delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de SP. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).

Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.

Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes