Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


'Fenômeno' que daria prosperidade em julho não é raro nem existe neste mês

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/07/2018 04h01

Uma mensagem que voltou a circular nas redes sociais diz que julho será um mês próspero para todos. O motivo, segundo o texto, seria um fenômeno raro na disposição dos dias. 

“Este ano Julho terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos”, informa a corrente. “Estes anos são conhecidos como 'money bags' [sacolas de dinheiro, em tradução livre].”

De acordo com a mensagem, esta sabedoria viria de uma milenar cultura oriental, embora grande parte desses países tenham antigos calendários diferentes do ocidental.

FALSO: Julho não terá cinco sextas-feiras nem cinco sábados

Esta corrente é antiga. O UOL encontrou registros dela em diferentes países desde 2005, quando eram compartilhadas por e-mail.

Fora isso, também não é muito difícil de desmascará-la: basta olhar para o calendário. Julho de 2018 não terá cinco sextas-feiras nem cinco sábados, mas quatro de cada, nos dias 6, 13, 20, 27 e 7, 15, 21, 28, respectivamente.

Em julho, os dias da semana com cinco repetições serão domingo, segunda e terça.

FALSO: Fenômeno de repetição não é raro

Também não há nada de muito diferente em alguns dias se repetirem cinco vezes. O motivo é matemático: como as semanas têm sete dias, os meses com 31 dias (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) sempre terão três deles que se repetem cinco vezes.

Neste ano não haverá nenhum mês com cinco sextas, sábados e domingos, mas não faz muito tempo que isso ocorreu:  dezembro de 2017. O próximo também não deve demorar muito: será em março de 2019.

A repetição do acontecimento em um mesmo mês também não é tão rara. Antes de 2017, dezembro teve cinco sextas, sábados e domingos em 2006. Ou seja: 11 anos antes, um valor muito inferior aos 823 especulados pela corrente.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.