Fernando Gabeira não manifestou apoio a Bolsonaro em post no Facebook
Na última semana, uma suposta declaração do jornalista e ex-parlamentar Fernando Gabeira sugerindo apoio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) passou a circular pelas redes sociais.
Como político, convivi com Bolsonaro por 16 anos. Nunca foi um monstro, ao contrário, pode ser limitado, mas é de fato um patriota."
Esta mensagem aparece em uma montagem ao lado de uma foto do jornalista e comentarista da GloboNews.
FALSO: Gabeira nunca disse esta frase
Fernando Gabeira não falou que o candidato do PSL é "limitado, mas patriota". De acordo com a Rede Globo, onde o jornalista trabalha, a montagem é falsa.
O jornalista negou a autoria do texto por meio de nota divulgada pela emissora. "Esta frase não foi dita, nem escrita por mim", declarou Gabeira. "Minhas observações sobre Bolsonaro são as que publiquei nos artigos de 'O Globo'. Não existe esse trecho neles."
Declarações falsas têm se espalhado na campanha eleitoral
Nos últimos meses, o UOL Confere desmentiu uma série de casos simliares ao ocorrido com Fernando Gabeira.
Tem sido comum a manipulação de cartas abertas e posições falsas atribuídas a famosos, como a crítica de Ratinho a um projeto inexistente do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), ou uma suposta carta aberta do escritor Luis Fernando Verissimo criticando Miriam Leitão pela leitura de um editorial em resposta a Jair Bolsonaro, e ainda outra notícia falsa vinculada à própria jornalista da Globo, que teria criticado beneficiários do Bolsa Família.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.