Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Trump não publicou mensagem de apoio a Bolsonaro no Twitter

Arte UOL/reprodução
Imagem: Arte UOL/reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

16/10/2018 04h00

Uma notícia falsa que circula pela internet sugere um apoio de peso ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com uma suposta mensagem publicada no Twitter, o presidente norte-americano Donald Trump teria endossado a candidatura do capitão da reserva do Exército a presidente do Brasil.

É engraçado ver que a mídia brasileira de fake news está tentando descreditar a candidatura de Jair Bolsonaro. ERRADO! Ele é o único candidato presidencial cumpridor da lei, honesto, decente e confiável que o Brasil já teve um dia."

Este texto, atribuído a Trump, em inglês, circulou na manhã do último sábado (6), um dia antes do primeiro turno das eleições.

Para finalizar, o presidente dos Estados Unidos teria ainda unido o seu slogan ao de Bolsonaro. "Faça o Brasil grande de novo. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!", diz o texto, em tradução livre.

Segundo a imagem da mensagem, o tuíte já teria mais de 12 mil curtidas e quase 6 mil retuítes.

FALSO: Trump não expressou apoio a Bolsonaro no Twitter

Apesar de o presidente norte-americano usar a rede social como seu principal meio de comunicação, a candidatura de Bolsonaro – ou de qualquer outro postulante ao cargo no Brasil – não foi assunto na conta virtual de Trump.

Durante o fim de semana, o presidente só publicou mensagens sobre as eleições parlamentares nos EUA, em que pedia votos para o Partido Republicano, e sobre a indicação de Brett Kavanaugh, envolvido recentemente em um escândalo sexual, à Suprema Corte americana. Não há um registro sequer sobre as eleições no Brasil.

Além disso, ainda há pequenos erros na mensagem. "Brasil", por exemplo, aparece de dois jeitos: com z, na grafia em inglês, e com s, em português.

O UOL também não encontrou declarações públicas em que o presidente norte-americano preste apoio a Bolsonaro ou a qualquer outro candidato.

Falsos apoios internacionais

O candidato do PSL não é o único a receber falsos apoios internacionais. O UOL Confere já desmentiu boatos de que a cantora Madonna teria vestido uma camisa do PT em apoio ao ex-presidente Lula.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.