É montagem: Madonna não vestiu a camisa do PT em apoio a Lula
Diversas pessoas do meio artístico brasileiro prestaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois que ele foi preso, no último dia 7. Até celebridades internacionais se pronunciaram, como o ex-jogador argentino Diego Maradona.
Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais um novo suposto apoio: o da estrela pop Madonna. A cantora aparece com uma blusa vermelha com o símbolo do Partido dos Trabalhadores estampado.
De acordo com perfis que compartilharam a imagem, ela teria vestido a roupa para protestar contra a prisão do petista.
FALSO: Madonna não usou roupa com estrela do PT
A imagem compartilhada é uma montagem. A norte-americana não prestou apoio público a Lula depois que ele foi preso.
Foto abaixo é a original, postada inclusive no site oficial de sua marca de produtos de beleza.
A foto verdadeira foi tirada no dia 26 de setembro de 2017 pelo fotógrafo Kevin Mazur, da Getty, durante o lançamento da linha de beleza MDNA SKIN na loja de luxo Barneys, em Nova York.
Madonna não se posicionou sobre o assunto publicamente nem há registro de que tenha dado uma declaração política sobre a prisão ou Lula. A reportagem procurou tanto sua gravadora --a Sire Records-- como o conglomerado que é dono de sua obra --a Warner Music Group-- para tentar um comentário sobre o tema e o uso da imagem dela, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.
Encontro com Lula ficou só na intenção, mas aconteceu com Dilma
Não é mentira, contudo, que a cantora pop quase se encontrou com Lula enquanto ele ainda ocupava a Presidência.
No final de 2009, ela expressou o interesse de discutir com o petista sobre projetos sociais.
O encontro acabou não acontecendo. Segundo a assessoria de imprensa do Planalto na época, a cantora não formalizou o pedido para poder entrar na agenda presidencial.
Madonna conheceu Dilma Rousseff em 2010, quando a ex-presidente ainda era ministra-chefe da Casa Civil. As duas se encontraram no Sambódromo do Rio de Janeiro durante o Carnaval.
A cantora acompanhava o então namorado, o modelo Jesus Luz, e foi apresentada a Dilma pelo ex-governador Sérgio Cabral (MDB, hoje preso). Também era esperado que Lula participasse do encontro.
Em dezembro de 2012, a cantora quase encontrou com Dilma mais uma vez. O objetivo de Madonna novamente era debater projetos sociais. Mas o encontro acabou não ocorrendo porque o Planalto alegou falta de data. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", a popstar chegou a enviar uma foto autografada para a presidente.
Passagem recente pelo Brasil
A última passagem da cantora pelo Brasil nada tem a ver com política ou mesmo com suas músicas. Em outubro do ano passado, Madonna participou do casamento da modelo brasileira Michelle Alves com Guy Oseary, empresário da popstar e de outros artistas internacionais, como a banda U2, também presente no evento no Rio de Janeiro.
Também não há registro de que Madonna tenha se manifestado sobre política brasileira na ocasião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.