Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

É montagem: Madonna não vestiu a camisa do PT em apoio a Lula

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2018 04h00

Diversas pessoas do meio artístico brasileiro prestaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois que ele foi preso, no último dia 7. Até celebridades internacionais se pronunciaram, como o ex-jogador argentino Diego Maradona

Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais um novo suposto apoio: o da estrela pop Madonna. A cantora aparece com uma blusa vermelha com o símbolo do Partido dos Trabalhadores estampado.

De acordo com perfis que compartilharam a imagem, ela teria vestido a roupa para protestar contra a prisão do petista.

FALSO: Madonna não usou roupa com estrela do PT

A imagem compartilhada é uma montagem. A norte-americana não prestou apoio público a Lula depois que ele foi preso.

Foto abaixo é a original, postada inclusive no site oficial de sua marca de produtos de beleza.

A foto verdadeira foi tirada no dia 26 de setembro de 2017 pelo fotógrafo Kevin Mazur, da Getty, durante o lançamento da linha de beleza MDNA SKIN na loja de luxo Barneys, em Nova York.

Madonna não se posicionou sobre o assunto publicamente nem há registro de que tenha dado uma declaração política sobre a prisão ou Lula. A reportagem procurou tanto sua gravadora --a Sire Records-- como o conglomerado que é dono de sua obra --a Warner Music Group-- para tentar um comentário sobre o tema e o uso da imagem dela, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Encontro com Lula ficou só na intenção, mas aconteceu com Dilma

Não é mentira, contudo, que a cantora pop quase se encontrou com Lula enquanto ele ainda ocupava a Presidência.

No final de 2009, ela expressou o interesse de discutir com o petista sobre projetos sociais.

Reprodução/Instagram
Madonna posa no Morro da Providência, em outubro, no Rio Imagem: Reprodução/Instagram

O encontro acabou não acontecendo. Segundo a assessoria de imprensa do Planalto na época, a cantora não formalizou o pedido para poder entrar na agenda presidencial.

Madonna conheceu Dilma Rousseff em 2010, quando a ex-presidente ainda era ministra-chefe da Casa Civil. As duas se encontraram no Sambódromo do Rio de Janeiro durante o Carnaval.

A cantora acompanhava o então namorado, o modelo Jesus Luz, e foi apresentada a Dilma pelo ex-governador Sérgio Cabral (MDB, hoje preso). Também era esperado que Lula participasse do encontro.

Em dezembro de 2012, a cantora quase encontrou com Dilma mais uma vez. O objetivo de Madonna novamente era debater projetos sociais. Mas o encontro acabou não ocorrendo porque o Planalto alegou falta de data. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", a popstar chegou a enviar uma foto autografada para a presidente.

Passagem recente pelo Brasil

AgNews
Casamento de Guy Oseary e Michelle Alves no Cristo Redentor, no Rio, com convidados famosos Imagem: AgNews
A última passagem da cantora pelo Brasil nada tem a ver com política ou mesmo com suas músicas. Em outubro do ano passado, Madonna participou do casamento da modelo brasileira Michelle Alves com Guy Oseary, empresário da popstar e de outros artistas internacionais, como a banda U2, também presente no evento no Rio de Janeiro. 

Também não há registro de que Madonna tenha se manifestado sobre política brasileira na ocasião.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere