Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É montagem: Paul McCartney não vestiu camiseta com rosto de Lula

Reprodução
Imagem: Reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

30/11/2018 04h02

Uma foto do beatle Paul McCartney vestindo uma camiseta com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está circulando pelas redes sociais e aplicativos de mensagem.

A foto mostra McCartney destacando sua camiseta. Na estampa, um desenho do rosto do ex-presidente vestindo um típico chapéu nordestino.

Em meio a publicações de apoio e críticas ao músico, a foto é acompanhada da legenda “Thank  you for the good time” (“Obrigado pelos bons momentos”, em tradução livre).

“É bonito ver expoentes mundiais mostrando admiração e respeito a Lula”, publicou um usuário do Facebook.

FALSO: Imagem é montagem

A foto original do beatle foi divulgada internacionalmente em 2012 e nada tem a ver com o Brasil, mas com vegetarianismo.

A imagem verdadeira é em defesa de um ato distante da política (e da realidade) brasileira: a morte de perus durante o Dia de Ação de Graças, feriado tradicional dos Estados Unidos em que a ave é o prato principal.

Em 2012, o beatle participou de uma campanha da Peta, uma das principais organizações de combate ao consumo de animais do mundo, do qual ele é colaborador, que pregava o não consumo da ave no feriado.

“Diga ‘Não, obrigado’ para o peru”, diz a campanha, em tradução livre. Na foto, a imagem verdadeira na camisa de Paul é o desenho de um peru com “Não coma” escrito em inglês.

Esta mesma foto já foi reproduzida como montagem para diferentes assuntos relacionados ao beatle. Uma delas mostra o símbolo da campanha internacional “Meat Free Monday” (“Segunda sem carne”), da qual Paul, vegetariano ativista, também participa, enquanto outras mostram o rosto de John Lennon ou “I love Beatles” (“Eu amo Beatles”).

No Brasil, a montagem ganhou vertente política, mas, até então, não há registros de que Paul McCartney tenha entrado em alguma campanha de apoio ao ex-presidente Lula.

Madonna também foi alvo

Paul não é a primeira celebridade global a ganhar uma montagem com a camisa de suposto apoio ao PT.

Em abril, o UOL Confere desmentiu uma foto da popstar Madonna, alvo de uma mensagem em que ela estaria vestindo uma camiseta do PT em protesto à prisão do ex-presidente Lula.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.