Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Rede de supermercado não obrigou funcionários a comemorarem o golpe de 1964

Divulgação/Arte UOL
Imagem: Divulgação/Arte UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/04/2019 04h02

Uma foto de funcionários de uma rede de supermercados aparece no Facebook com a mensagem de que a empresa teria obrigado as equipes a usarem uniforme militar para comemorar o golpe de 1964 no dia 31 de março.

Compartilhada mais de 7.000 vezes no Facebook, a imagem mostra caixas de uma rede de atacado com roupas camufladas verde-oliva que simulam a farda militar.

FALSO: Rede de supermercados não fez homenagem ao Golpe de 64

A corrente divulga duas informações falsas: indica a rede de supermercados errada ao atribuir o local da foto e faz uma suposição sobre os uniformes.

Segundo funcionários da verdadeira empresa retratada, trata-se de uma campanha interna.

A começar pela empresa. Em suas redes sociais, a rede Atacadão explicou aos clientes que não é dela e unidade retratada na foto.

"Algumas pessoas estão compartilhando esta falsa informação, mas basta reparar que as cores do local e o tipo de equipamento dos caixas não condizem com as nossas lojas", declarou a empresa, por meio de nota.

A empresa fotografada na verdade é o Atacadão Dia a Dia, uma rede de supermercados do Centro Oeste, com unidades em Goiás e no Distrito Federal.

Além disso, de acordo com funcionários da empresa, o uniforme nada tinha a ver com o golpe militar de 1964. Segundo postagens na redes sociais, trata-se de uma campanha voltada a conquistar o cliente.

"Esse uniforme é padrão da empresa, tem dois meses que estamos usando. Não é como quem postou, falou que estamos comemorando. Usamos todos os dias", comentou uma funcionária do Atacadão Dia a Dia na postagem do Facebook.

O UOL recebeu uma nota atribuída à empresa com uma explicação semelhante. A reportagem tentou confirmar a informação com a rede, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.