Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Decisão judicial que proibiu Lula de deixar o país é de 2018 e foi revogada

8.nov.2021 - Post faz alegação falsa de que Lula teve passaporte apreendido - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
8.nov.2021 - Post faz alegação falsa de que Lula teve passaporte apreendido Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Letícia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 17h00

Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está proibido de deixar o país, como dizem posts feitos por páginas de apoio a Jair Bolsonaro (sem partido) desde ontem no Facebook. As publicações com a alegação falsa reaproveitaram um vídeo antigo em que a hoje deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) comemora a decisão judicial que, em 25 de janeiro de 2018, ordenou a apreensão do passaporte do petista. A decisão foi revogada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região uma semana depois.

O UOL Confere encontrou publicações com a alegação falsa no Twitter e no Facebook — nesta rede, um dos posts com o vídeo antigo chegou a 26 mil visualizações e 3 mil compartilhamentos antes de ser apagado.

Esta é a segunda vez em menos de uma semana em que um conteúdo antigo sobre Lula vira desinformação ao ser tirado de contexto. Na semana passada, o UOL Confere mostrou que um site que apoia o governo Bolsonaro tratou como atual uma entrevista concedida pelo ex-presidente ao UOL em abril do ano passado no qual o petista dizia que não iria disputar as eleições de 2022. Desde então, Lula deu diversas declarações públicas que indicam para uma candidatura à presidência no ano que vem.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.