Site usa vídeo de Lula em 2020 para dizer que petista não será candidato
Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista ao UOL nesta semana na qual disse que não será candidato nas eleições de 2022, como diz texto publicado hoje por um site que apoia o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) — que deve enfrentar o petista nas urnas no ano que vem.
Na tentativa de sustentar a informação errada, o site Jornal da Cidade Online tirou de contexto um trecho de uma entrevista concedida por Lula ao colunista Leonardo Sakamoto em 30 de abril de 2020. Naquela data, o petista disse: "Se eu tiver juízo, tenho que ajudar para que o PT tenha outro candidato e que eu seja um bom cabo eleitoral."
Apesar de a entrevista ter sido feita há mais de um ano, o Jornal da Cidade Online publicou que Lula deu a declaração "esta semana", o que é falso.
Desde a entrevista de abril do ano passado, o petista já deu diversas declarações públicas que indicam para uma candidatura sua à presidência em 2022.
Em nova entrevista ao UOL, em fevereiro deste ano, Lula disse ao colunista Kennedy Alencar que não precisava ser candidato em 2022, mas que estava "à disposição" para concorrer se fosse necessário para derrotar o "bolsonarismo".
Em junho, em entrevista à rede Meio Norte, do Piauí, o ex-presidente disse que será candidato "se for necessário para tirar Bolsonaro" da presidência.
Em setembro, Lula disse à rádio Vitoriosa, de Minas Gerais, que quer "estar muito bem ano que vem", e que se cuidaria mesmo que não fosse candidato.
A publicação falsa foi feita no mesmo dia da divulgação de pesquisa Ipespe que mostrou Lula à frente de outros pré-candidatos a presidente nas intenções de voto para as eleições de 2022, inclusive Bolsonaro. Segundo o levantamento, o petista venceria em todos os cenários de segundo turno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.