Biometria dispensa eleitor de assinar caderno de votação
Circula no WhatsApp uma corrente que diz que "mesários bolsonaristas não vão entregar aos eleitores os comprovantes de votação e nem exigir assinatura no livro de registro" com o intuito de alegar que "há mais votos nas urnas do que eleitores confirmados". A informação, no entanto, é falsa.
Biometria e assinatura. Eleitores que possuem o cadastro biométrico são dispensados de assinar o caderno de votação, como mostra o Manual do Mesário 2022. Eleitores que não têm a biometria cadastrada, no entanto, devem assinar o caderno antes de se dirigir à cabine de votação.
Em nota, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também desmentiu o boato de que a ausência de comprovante de votação significaria que o voto não foi computado.
O comprovante de votação é entregue ao eleitor depois que ele sai da cabine de votação e serve como comprovante de quitação eleitoral - isto é, demonstra que o eleitor não tem pendência com a Justiça Eleitoral. Esse tipo de documento também pode ser emitido pelo próprio eleitor no portal do TSE.
"Além disso, é importante informar que todo mesário é orientado a entregar o comprovante de votação. Eleitoras e eleitores não precisam exigir tal comprovante, porque isso já faz parte da rotina de atividades dos mesários, que são treinados com antecedência pela Justiça Eleitoral", diz o comunicado do TSE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.