É falso vídeo com relato de tripulantes do submersível da OceanGate
Um vídeo falso que circula no Facebook mostra um suposto relato dos cinco tripulantes do submersível Titan, da OceanGate.
A publicação usa um vídeo da empresa de 2019, que mostra uma outra embarcação, chamada Cyclops. O material está disponível no Youtube.
O que diz a publicação
"Esse é o RELATO TRISTE das pessoas que estao no submarino... acabou agora o oxigenio deles", diz a publicação que compartilha o vídeo.
As imagens mostram um dos homens, sentado à frente do submersível, falando em tom de despedida, afirmando que aquela seria a última noite deles com oxigênio. Ele supostamente agradece "por todas as orações e pensamentos positivos".
Por que é falso
Por uma busca reversa da imagem, é possível localizar o vídeo original. O material foi publicado no Youtube da OceanGate em 10 de setembro de 2019.
As imagens não mostram o Titan, mas uma outra embarcação da empresa, chamada Cyclops. O vídeo é o registro de um passeio de três horas para uma reportagem do site GeekWire. A matéria foi publicada em 1º de setembro de 2019 (leia aqui, em inglês). O Cyclops é um precursor do Titan.
Uma das vítimas do acidente estava a bordo. Na imagem original, aparece na frente, à esquerda, o fotógrafo Kevin Lisota. Ao lado dele, está o jornalista Alan Boyle, editor colaborador do site. Ao fundo, à esquerda, está o biólogo marinho Tyler Colemanm e ao centro, a piloto em treinamento Mikayla Monroe. À direita, aparece o CEO da OceanGate, Stockton Rush, que morreu no acidente com o Titan.
O vídeo falso é altera digitalmente o original. Os movimentos da boca do fotógrafo Kevin Lisota foram manipulados para parecer que ele está falando a mensagem em português.
Veja o vídeo original:
Boyle voltou a escrever para a GeekWire sobre a experiência no Cyclops 1 em 20 de junho deste ano. Na ocasião, o Titan ainda estava desaparecido (leia aqui, em inglês).
O acidente
Os cinco ocupantes do Titan morreram durante uma expedição para ver o naufrágio do Titanic —que afundou em 1912. De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, todos os indícios levam a crer que a embarcação implodiu.
Quem estava a bordo? Além de Stockton Rush, presidente da OceanGate, e Paul-Henry Nargeolet, capitão do submersível e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic, estavam a bordo outros três homens: o bilionário Hamish Harding, presidente da empresa de aviação Action Aviation, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho dele.
A embarcação submergiu no último domingo (18). Pouco menos de duas horas depois, perdeu contato com o barco de apoio na superfície. As mortes foram confirmadas na quinta-feira (22), depois de destroços terem sido encontrados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.