Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Site falso oferece auxílio-maternidade; só INSS libera benefício

30.jun.2023 - Benefício deve ser solicitado exclusivamente nos canais do INSS - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
30.jun.2023 - Benefício deve ser solicitado exclusivamente nos canais do INSS Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, no Rio

03/07/2023 12h51

É golpe o post que circula no Facebook oferecendo salário-maternidade com a URL "auxiliomaternidadee.online".

O benefício deve ser solicitado exclusivamente nos canais oficiais do INSS.

O que diz o post?

Uma publicação no Facebook divulga um suposto site para consulta e pagamento do salário-maternidade. A miniatura do link imita o layout do portal de notícias g1, indicando a editoria de "economia" com erro de grafia: "econômia" e o título falso "mães com filhos que nasceram entre 2018 e 2023 recebem auxílio de mais de R$5.280,00";

O link é acompanhado do seguinte texto: "Atenção Mãe! Se você teve filho entre 2018 e 2023, você pode ter direito ao auxílio maternidade do seu filho. Valores chegam a mais de 5mil reais. Válido mesmo que seu filho tenha até 5 anos. Válido mesmo você esteja desempregada. Realize uma consulta gratuita em saiba mais, para saber se você possui esse direito aprovado em seu nome!"

Por que é falso

O site é fraudulento. O benefício deve ser solicitado apenas nos canais oficiais do INSS (veja aqui), que são: o site MEU INSS (aqui), o aplicativo Meu INSS, disponível para Android (aqui) e iOS (aqui), e o canal de atendimento por telefone no número 135.

O site oficial do INSS desmentiu a publicação (veja aqui):

Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão. O INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado. INSS

O g1 não publicou nenhuma matéria com o título "mães com filhos que nasceram entre 2018 e 2023 recebem auxílio de mais de R$5.280,00" (veja aqui).

Quem tem direito ao salário-maternidade

Pessoas seguradas do Regime Geral de Previdência Social que tenham cumprido a carência exigida, por parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção;

A carência para obtenção do benefício é de 10 contribuições mensais para segurados contribuinte individual, facultativo e especial. Para os segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso, não há carência.

Qual o valor

O valor do salário-maternidade é calculado de formas diferentes para cada pessoa a depender da condição do emprego (confira os detalhes aqui).

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.