É falso que torcida do Flamengo pediu pela volta de Bolsonaro em estádio
É falso o vídeo que mostra torcedores do Flamengo pedindo pela volta de Jair Bolsonaro (PL) ao poder durante uma partida de futebol no Maracanã, como sugerem postagens nas redes sociais.
O vídeo é fruto de uma montagem que misturou imagens das arquibancadas deste ano com o áudio de uma sessão na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP), que homenageou Eduardo Bolsonaro e o ex-presidente, em 2023.
O que diz o post
"Volta, Bolsonaro" gritam os torcedores do Flamengo durante partida contra o Vasco no estádio do Maracanã durante gravação que viralizou no Facebook, Instagram e TikTok. A frase "Precisa dizer algo?!" aparece sobreposta ao vídeo.
Postagem também é acompanhada da seguinte frase: "Maracanã lotado, VASCO X FLAMENGO, VOLTA BOLSONARO!", dando a entender que o fato ocorreu no dia 4 de fevereiro, quando os dois times se enfrentaram pelo Campeonato Carioca.
Por que é falso
Vídeo é uma montagem. Inicialmente, a gravação foi publicada no TikTok. Na plataforma, há a indicação de que o áudio não é original, mas foi retirado de outro vídeo (veja aqui). Os gritos a favor de Bolsonaro, na verdade, foram ouvidos durante a sessão na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em 30 de novembro de 2023. Na ocasião, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense (aqui e aqui).
A iniciativa de homenagear os políticos foi do vereador Paulo Chuchu (PL), que publicou o evento na íntegra em sua conta no Youtube. É possível ver adultos e crianças gritando "Volta, Bolsonaro" a partir de 46min34s, veja abaixo:
Fala dessincronizada. No vídeo que circula, é possível ver que o movimento dos lábios dos torcedores do Flamengo não corresponde ao áudio, sendo mais um indício de que a gravação foi manipulada.
Torcedores do Flamengo não declararam apoio a Bolsonaro. Com o auxílio de ferramentas de buscas, o UOL Confere não encontrou nenhuma publicação nas redes sociais oficiais do clube (aqui e aqui) ou da principal torcida organizada, o Raça Rubro-Negro, em apoio ao ex-presidente (aqui e aqui).
Jogo terminou empatado. No dia 4 de fevereiro, Vasco e Flamengo empataram em 0 a 0 e não houve registro de manifestações a favor do ex-presidente.
O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos, Estadão Verifica e Boatos.org.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário