Vídeo mostra festa tradicional espanhola, não protesto na Venezuela
Um post que circula nas redes sociais usa registros da tradicional festa de San Fermín, em Pamplona, na Espanha, como se fosse de um protesto na Venezuela.
O que diz o post
O vídeo é compartilhado acompanhado da seguinte frase: "Caracas agora! Exército do Maduro se une ao povo e exige a renúncia do ditador! Impossível não se emocionar... Viva Venezuela".
Por que é falso
Vídeo mostra festa de San Fermín (ou São Firmino), na Espanha. A gravação não é de um protesto na Venezuela. Por meio de busca reversa de um frame do vídeo foi possível identificar outros registros similares (veja aqui). As fotos aparecem em reportagens e banco de imagens sendo relacionadas às festas de San Fermín, tradicional comemoração que acontece todos os anos na cidade de Pamplona (confira aqui e aqui). O evento é conhecido pelas corridas de touro (leia aqui).
Vídeo original foi publicado pela Prefeitura de Pamplona. É possível encontrar o mesmo vídeo que aparece no post desinformativo em melhor qualidade na página do município e no perfil oficial do evento no Instagram. Veja abaixo:
A gravação mostra uma banda tocando na Plaza del Ayuntamiento de Pamplona. É possível encontrar o mesmo registro no mesmo local em diversas edições da festa, que acontece uma vez por ano (veja aqui, aqui e; aqui). Veja abaixo de outro ângulo:
Viralização. Um post no Instagram registrava mais de 11 mil curtidas e mais de 96 mil reproduções.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário