Auxílio reconstrução é apenas para vítimas de enchentes do RS

São falsas as mensagens que circulam no WhatsApp com um link suspeito para consulta de direito ao Auxílio Reconstrução.

O caminho para acessar o benefício, exclusivo para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, é somente pelo site oficial do governo.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem

"AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO 2024 Consulte se você tem direito ao benefício AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO no valor de R$600,00 e saque imediatamente via Pix! *CONSULTE AGORA: Consultar Consulta liberada para todos até: 31/08/2024 Mais de 3.124.154 pessoas receberam hoje!".

O conteúdo direciona para um link suspeito.

Por que é falso

Governo desmentiu a mensagem. Em um comunicado no site oficial, "Portal GovBR é o canal oficial para Auxílio Reconstrução", o governo federal afirma que o site para o qual a mensagem falsa direciona é suspeito (leia aqui). Inclusive, o final da URL é "ru", indicando que está hospedado na Rússia.

Auxílio, com outro valor, só beneficia vítimas das enchentes no RS. O Auxílio Reconstrução, de R$ 5,1 mil, é destinado a famílias do RS que ficaram desabrigadas ou desalojadas por causa das enchentes que atingiram o estado. Não há pagamentos ou taxas.

Continua após a publicidade

Famílias precisam ser cadastradas pelas prefeituras. Para terem acesso ao auxílio, as famílias devem ser cadastradas pelas prefeituras e, na sequência, confirmar os dados registrados pelos municípios no site oficial do Auxílio Reconstrução.

Situação de emergência ou calamidade. O auxílio é destinado a famílias dos 451 municípios do RS que tiveram situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal até o 7 de junho de 2024.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.