Silvio Santos morreu após complicações da H1N1; vídeo de queda é de 2014

Não é verdade que o apresentador Silvio Santos morreu por causa de uma queda no programa dele. O vídeo que circula nas redes sociais é de 2014.

Silvio Santos estava afastado dos estúdios de TV desde setembro de 2022. Ele morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Um vídeo que mostra o apresentador Silvio Santos caindo durante um programa é compartilhado com a seguinte legenda sobreposta: "Vejam so gente Silvio Santos caiu do nada ele há estava passando mal gente. Silvio Santos morreu aos 93 anos gente hoje, vai deixa saudades". O post sugere que o vídeo é recente.

Por que é distorcido

A queda aconteceu há 10 anos. Em uma busca reversa por um frame do vídeo (confira aqui) foi possível encontrar o fato noticiado em vários sites, assim como registros do mesmo vídeo no Youtube com data de junho de 2014 (veja aqui, aqui e aqui).

O tombo aconteceu durante sorteio da TeleSena. O fato ocorreu em 29 de junho de 2014, como mostram matérias do UOL (aqui e aqui). Silvio Santos não percebeu o desnível do palco e se desequilibrou. Segundo reportagem do UOL, o apresentador pediu à direção do programa que a queda fosse ao ar, já que o programa era gravado. Após o tombo, Silvio riu e continuou apresentando a atração normalmente.

O apresentador estava afastado da televisão desde 2022 (aqui). Desde então, o programa Silvio Santos estava sendo apresentado pela filha dele, Patrícia Abravanel.

Continua após a publicidade

Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza H1N1 no dia 17 de agosto de 2024 (leia aqui).

Viralização. No Facebook, um vídeo com o conteúdo enganoso registrava mais de 3.000 curtidas até esta segunda-feira (26).

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes