Vídeo de membros do ICMBio ateando fogo é antigo e mostra queima controlada

Brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) não provocaram um incêndio criminoso em uma pastagem, ao contrário do que sugerem posts recentemente compartilhados nas redes sociais.

Na verdade, as imagens são de 2020 e mostram uma queima controlada, técnica utilizada para combater incêndios.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O vídeo que ilustra a publicação mostra alguns funcionários, vestidos com um uniforme amarelo do ICMBio, caminhando por uma pastagem. Ao longo do trajeto, eles ateiam fogo em alguns pontos.

Na gravação, um homem diz: "O brigadista, em vez de apagar o fogo, está tacando fogo. É brincadeira. Aí quem apaga o fogo no Pantanal?"

Há uma legenda sobre o vídeo: "A justiça nada faz porque tudo é orquestrado por ela e não haverá punidade".

Por que é distorcido

Brigadistas usaram estratégia de combate a incêndio. Os agentes do ICMBio utilizaram uma técnica conhecida como queima de expansão, que consiste em usar o próprio fogo para prevenir e controlar incêndios (aqui), de acordo com o próprio órgão.

Continua após a publicidade

Imagens são de setembro de 2020. Por meio de busca reversa (aqui), é possível encontrar diversas referências (aqui e aqui) com as mesma imagens de uma operação do ICMBio na Estação Ecológica de Taiamã, na região de Cáceres (MT), entre os dias 12 e 13 de setembro de 2020.

ICMBio esclareceu caso na época. Em sua página no Facebook, o órgão publicou uma nota de esclarecimento sobre a operação em 15 de setembro de 2020 (aqui). Na época, também circularam posts enganosos acusando o instituto de praticar incêndios criminosos (aqui).

Prática está prevista em lei. O artigo 38 do Código Florestal brasileiro (aqui e abaixo) descreve as situações nas quais a queima controlada é permitida. O artigo 30 da Lei de Manejo Integrado do Fogo (aqui) também trata das hipóteses nas quais se permite o uso de fogo na vegetação.

Brasil vive crise com queimadas em 2024. Em agosto, as queimadas no país destruíram uma área superior à de nove estados (aqui). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino determinou a convocação imediata de bombeiros de estados que não estejam sendo atingidos por incêndios para combater o fogo na Amazônia e no Pantanal (aqui).

Viralização. Uma publicação no Instagram com o conteúdo enganoso foi reproduzido mais de 42 mil vezes até esta quarta-feira (12).

Este conteúdo também foi checado por Reuters, Estadão e Aos Fatos.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes