Vídeo de homem colocando fogo em pasto é de 2020 e foi feito em Mato Grosso

Posts nas redes sociais enganam ao dizer que um vídeo de um homem colocando fogo em um pasto tem relação com os incêndios atuais no interior de São Paulo.

O vídeo que voltou a circular é, na verdade, de 2020 e foi feito em Mato Grosso.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

O vídeo mostra um rapaz, que parece estar em um trator, colocando fogo em um pasto. Acima do vídeo, a publicação diz: "Esses fascistas do interior de São Paulo estavam pensando o que?? Que iam colocar fogo nos canaviais e que os satélites não iam detectar que foi simultaneamente ao mesmo tempo?"

Alguns post não trazem a menção a São Paulo, mas foram publicados recentemente, no contexto dos incêndios que atingem o país, principalmente São Paulo.

Todos os posts trazem sobreposto ao vídeo as seguintes frases: "O satélite viu tudo ao mesmo tempo! Nada de combustão espontânea!!" e "O agro é fogo. Queimadas criminosas se alastram pelo país!".

Por que é falso

Vídeo é de 2020. Por meio de pesquisa reversa (aqui) é possível encontrar o mesmo vídeo no Facebook com data de setembro de 2020 (aqui).

Continua após a publicidade

Imprensa de Mato Grosso registra o caso. Ao menos duas reportagens que mostram as mesmas imagens foram veiculadas em setembro de 2020 (aqui e aqui). Na época, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de MT informou que investigava o caso.

Homem fala "Mato Grosso". Durante o vídeo, é possível escutar o rapaz dizer: "Aí, sim, Mato Grosso véio (sic)".

Interior de São Paulo tem onda de incêndios. De fato, o estado registra uma série de queimadas que já provocaram mortes, bloqueio total ou parcial de rodovias e restrição de atividades em aeroportos. O governo paulista decretou, na última sexta-feira (23), emergência em alguns municípios e, até o momento, três suspeitos de provocar queimadas foram presos (aqui).

Viralização. Um post no Instagram tinha, até esta segunda-feira (26), 42,6 mil visualizações.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes