Tarcísio: Nunes sobe por "méritos próprios"
O governador Tarcísio de Freitas, principal apoiador da campanha à reeleição de Ricardo Nunes (MDB), disse que prefere não ser apontado como responsável pelo prefeito reassumir a dianteira numérica na corrida eleitoral na cidade de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem.
"Não me sinto [responsável]. Ele está subindo pelos méritos próprios. Porque está mostrando o que fez, suas realizações, suas obras. Ele conhece muito a cidade e tem muito o que mostrar", me respondeu o governador nesta manhã.
"A campanha está leve e Nunes vem sendo muito bem acolhido, principalmente nas periferias, onde estão as pessoas que sentiram mais a ação da prefeitura", justificou Tarcísio.
Integrantes da equipe do prefeito avaliam, reservadamente, que "a onda passou e já há um desânimo" em relação a Pablo Marçal, que teria perdido "tração".
Com a proximidade da votação no 6 de outubro, a ideia é seguir insistindo no "voto útil" para enfrentar Guilherme Boulos no segundo turno. E com isso, deixar Marçal de escanteio. "Ele quer atenção. Todos falando dele. Se menos gente falar dele, menos atenção e menos interesse", afirmou um aliado.
Engajamento de Bolsonaro
Tarcísio também comentou a ligação feita por vídeo ontem do ex-presidente Jair Bolsonaro em meio a um jantar de empresários em apoio a Nunes, no clube Monte Líbano, em São Paulo.
"Foi bom", avaliou o governador. Insisti questionando se uma participação mais efusiva de Bolsonaro não estaria fazendo falta. Tarcísio escreveu de volta: "Ele é uma grande liderança e sempre ajuda".
A pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou Nunes 8 pontos percentuais à frente de Pablo Marçal. Há apenas uma semana, Bolsonaro dizia que era cedo para um apoio massivo a Nunes. Mas na ligação por vídeo ontem, o ex-presidente parabenizou Tarcísio pelo trabalho em São Paulo e "pelo apoio a Ricardo Nunes". Ele ainda mandou "um abraço" ao prefeito e declarou: "Tenho certeza que haverá segundo turno e seremos vitoriosos".
Na sabatina UOL/Folha no último dia 4, Pablo Marçal tinha feito uma avaliação furiosa sobre o apoio de Tarcísio ao atual prefeito: "Está enterrando a carreira política dele e está do lado errado". Naquele mesmo dia, o governador apareceu em um vídeo de campanha de Nunes na TV alertando que "Marçal é a porta de entrada para Boulos".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.