Não é elétrico o carro que pegou fogo e andou sozinho em chamas na Índia
Janaína Silva
Colaboração para o UOL
21/10/2024 13h51
É falso que o carro em chamas que se move em uma avenida, gerando pânico em motoristas, seja um modelo elétrico da marca chinesa BYD.
O modelo que pegou fogo é movido a diesel, da marca chinesa MG, e produzido na Índia, onde ocorreu o incidente.
O que diz o post
Vídeo viral mostra um carro em chamas se movendo, assustando outros motoristas que haviam estacionado na via para observar. Durante o percurso, ele passa sobre parte de uma motocicleta. No áudio, uma pessoa narra a situação em outro idioma, e, ao fundo, é possível ouvir buzinas.
O texto da postagem diz: "Carro elétrico da BYD, supera a morte e volta a vida para se vingar dos humanos".
Por que é falso
Carro é do modelo MG Hector, produzido na Índia e movido a diesel. Segundo comunicado da MG, em seu site na Índia, o modelo que pegou fogo é o MG Hector Diesel (adquirido em 2021), com 145 mil km rodados (aqui, em inglês). Algumas publicações no Brasil informaram, de forma equivocada, que o modelo era elétrico (aqui).
Incidente gerou pânico, mas não houve feridos. Em busca reversa (aqui), o UOL Confere chegou à reportagem sobre o carro que mesmo em chamas deslocou-se e gerou pânico. O fato ocorreu na cidade de Jaipur, na Índia, no sábado (12), como é possível verificar em reportagens locais (aqui e aqui, em inglês). O motorista do carro relatou às autoridades que a fumaça começou a sair do capô do carro, mas ele e os ocupantes conseguiram escapar. No entanto, o carro começou a descer, aparentemente devido a um mau funcionamento no freio de mão. O carro foi totalmente destruído.
Gravação viralizou. No YouTube, no canal da publicação News of Bahrain, é possível ver a gravação completa, na qual o carro só para ao colidir com o guardrail (aqui e abaixo).
Risco de pegar fogo é menor em carros elétricos. Recentemente, um carro elétrico da Tesla pegou fogo dentro de uma garagem na Flórida que foi inundada com água salgada pelo furacão Helene (aqui). No entanto, em geral, veículos elétricos apresentam menor risco de incêndio em comparação aos movidos a combustão, conforme reportagem do UOL (aqui).
Viralização. Nesta segunda-feira (21), no Instagram, uma postagem com a desinformação registrava mais de 147 mil visualizações.
A postagem também foi verificada por Boatos e Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
5 dicas para você não cair em fake news