Fotos da Disney alagada após furacão Milton foram geradas por IA
Três imagens compartilhadas nas redes sociais enganam ao mostrar o complexo Disney World supostamente inundado após a passagem do furacão Milton pela Flórida, nos EUA.
As fotos foram geradas por inteligência artificial. Além disso, a Disney informou que o local "resistiu à tempestade".
O que diz o post
"Furacão Milton causou inundação no parque de diversões Disney World em Orlando, Flórida, EUA.", diz um dos comentários da publicação.
O post traz três imagens de diferentes áreas da Disney World, entre elas o icônico castelo da Cinderela, todas repletas de água.
Por que é falso
Imagens da Disney alagada foram geradas por IA. Ao submeter as fotos usadas na postagem enganosa à análise de Hive Moderation e TrueMedia.org, as ferramentas especializadas na identificação de manipulações apontaram fortes indícios de alterações digitais (aqui e abaixo).
Disney afirmou que complexo "resistiu à tempestade". Os parques temáticos foram fechados gradativamente desde o último dia 9, antes da passagem do furacão Milton (aqui). O complexo foi reaberto no dia 11 (aqui). "Estamos gratos pelo Walt Disney World Resort ter resistido à tempestade", informou a Disney em comunicado oficial (aqui, em inglês).
Especialista forense reforçou que imagens foram manipuladas. Em entrevista ao jornal britânico The Independent, Hany Farid, especialista em análise forense digital da Universidade de Califórnia-Berkeley, destacou os indícios de que as imagens da Disney alagada foram alteradas digitalmente. "Há defeitos estruturais óbvios e reveladores em todas as imagens, incluindo reflexos inconsistentes na água", disse (aqui, em inglês).
Furacão Milton atingiu a Flórida na semana passada. O fenômeno atingiu o solo no último dia 9 por volta das 20h30 locais (21h30 de Brasília) (aqui). Inicialmente classificado na categoria 3, perdeu força, foi rebaixado à categoria 1 (aqui) e, na sequência, para ciclone pós-tropical (aqui). Apesar da preocupação das autoridades, os estragos foram menores do que o esperado (aqui). Entretanto, deixou 17 mortos (aqui).
Viralização. Um post com as fotos modificadas tinha mais de 13 mil visualizações no Instagram nesta quarta-feira (16).
Este conteúdo também foi checado por AFP.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário