Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Nicolás Maduro não afirmou, em pronunciamento na TV, que Lula morreu

23.out.2024 - Maduro não disse que Lula morreu como sugerem posts desinformativos Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Janaína Silva

Colaboração para o UOL

23/10/2024 14h07

É falso que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tenha dito que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está morto, como sugerem publicações compartilhadas nas redes sociais.

As suposições são de autoria do procurador-geral do Ministério Público venezuelano, Tarek William Saab, em entrevista, e não representam a posição do governo daquele país sobre o presidente brasileiro, como divulgado em comunicado oficial.

O que diz o post

Posts comparam fotos de Lula nos anos 2021 e 2024 e afirmam que Maduro, em pronunciamento na TV, disse que Lula morreu. Alguns trazem o texto "Lula Morreu?", enquanto outros exibem a seguinte frase: "Agora é Maduro quem diz que Lula não é Lula. É um sósia e impostor".

Por que é falso

Falas são de Tarek William Saab, não de Maduro. "Para mim, Lula foi cooptado na prisão. Esta é a minha teoria. Não é o mesmo que fundou o PT, que fundou e uniu os movimentos trabalhadores no Brasil. Não é o mesmo nem no seu físico, nem como se expressa", disse o procurador-geral do MP da Venezuela em entrevista ao canal Globovisión, em 13 de outubro. Além disso, afirmou que o presidente brasileiro se tornou "porta-voz" da "esquerda cooptada pela CIA", a agência de inteligência dos Estados Unidos, assim como o presidente chileno, Gabriel Boric (aqui).

Declarações não representam posição do governo. Em comunicado divulgado em 15 de outubro, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela afirmou que as falas de Saab não representam a posição do governo de Maduro, sendo de "caráter personalíssimo" (aqui).

Viralização. Nesta quarta-feira (23), um dos posts com a desinformação registrava mais de 17 mil visualizações no Instagram.

A postagem também foi verificada por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nicolás Maduro não afirmou, em pronunciamento na TV, que Lula morreu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere