Maduro comentou parceria com o MST; Boulos é ligado ao MTST

É falso que Nicolás Maduro tenha chamado o "MST de Boulos" para o governo venezuelano.

De fato, o MST (Movimento dos trabalhadores rurais sem terra) firmou parceria com a Venezuela. No entanto, o candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) é vinculado ao MTST (Movimento dos trabalhadores sem-teto), não ao MST.

O que diz o post

Com o título "Nicolás Maduro chama MST de Boulos para o governo venezuelano", a montagem que circula nas redes sociais apresenta uma foto de Guilherme Boulos, que está vestido com camisa branca e usa boné vermelho com logo do MTST. É possível ver pessoas atrás dele.

Ao lado direito da foto, há um vídeo do ditador venezuelano Nicolás Maduro, no qual ele afirma: "O MST me mandou uma equipe com mil homens e mulheres do Brasil para produzir em terras venezuelanas. Bem-vindo, Brasil. Bem-vindo! Bem-vindo, povo brasileiro. Bem-vindo, povo brasileiro, com revolução bolivariana. Eu falo português perfeito."

Por que é falso

Boulos é vinculado ao MTST, não ao MST. Na verdade, o candidato é conhecido por ter sido líder nacional do MTST, movimento social urbano criado em 1997 que busca garantir o direito constitucional à moradia digna às pessoas. O MST, por sua vez, existe desde 1984 e tem como principal objetivo a reforma agrária popular por meio da articulação de trabalhadores rurais.

Foto é antiga, de evento do MTST. O post desinformativo usa uma foto de Boulos tirada em março de 2022, em Santo André. Na ocasião, Lula (PT), que era candidato a presidente, visitava os condomínios Novo Pinheirinho e Santo Dias, construídos pelo MTST com recursos do Minha Casa Minha Vida, como divulgado no site do partido (aqui). O registro sem edição, feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert (aqui), foi divulgado no Instagram de Boulos naquele ano (aqui).

Vídeo é verdadeiro, mas está fora de contexto. A declaração original de Maduro usada na publicação desinformativa ocorreu em 27 de agosto, conforme publicou o UOL (aqui). Em 9 de setembro, Maduro voltou a falar da parceria com o MST em seu programa semanal na televisão (aqui). O site do MST também informou, em 13 de setembro, que o projeto visa a produção de alimentos em um terreno de mais de 10 mil hectares no estado Bolívar, no sul Venezuela (aqui)

Viralização. Uma das postagens no Instagram registrava 49 mil visualizações até esta quarta-feira (18).

Continua após a publicidade