Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Trump não é favorito em estados que tiveram urnas queimadas nos EUA

5.nov.2024 - Trump não é favorito onde urnas foram queimadas Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)

05/11/2024 13h33

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, não tem maior intenção de votos, segundo pesquisas, ou é favorito nos estados de Oregon e Washington, onde urnas de voto antecipado foram queimadas.

A democrata Kamala Harris venceu nesses dois estados. Além disso, dois agregadores de pesquisas já a colocavam à frente da disputa nesses locais.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Postagens usam trechos de programas da Record, CNN e ainda da Revista Oeste que noticiam a destruição de urnas de votos antecipados nos Estados Unidos. "Os ataques ocorreram nos estados de Washington e Oregon em caixas colocadas nas ruas para coletar votos de eleitores que decidiram votar antecipadamente", explicou o repórter da Record, Thiago Nolasco.

Sobrepostos aos vídeos, foram colocadas os seguintes textos: "URGENTE URNAS ONDE TRUMP TEM MAIOR INTENÇÃO DE VOTOS ESTÃO SENDO QUEIMADOS" e "URGENTE URNAS PARA VOTAÇÃO ANTECIPADA ONDE TRUMP É FAVORITO FORAM QUEIMADAS. QUAL SUA OPINIÃO?"

Por que é distorcido

Urnas foram queimadas onde Kamala aparece na frente. Dois agregadores de pesquisas consultados pelo UOL Confere mostram Kamala à frente da disputa no Oregon e Washington. O agregador de pesquisas do The New York Times (aqui, em inglês) indica a democrata na liderança em 10 consultas realizadas em Washington e em outras duas realizadas no Oregon. Já o agregador FiveThirtyEight (aqui, em inglês), ligado à ABC News, também mostra os mesmos cenários. Em Oregon, foram feitas três pesquisas. Na última, de 16 de outubro, Kamala tem 53% e Trump, 41%. Já em Washington, a democrata tem 55,1% e o republicano, 37,2% - os dados são desta terça-feira (5).

Democratas venceram nos dois estados nas últimas eleições. Em 2020, o presidente dos EUA Joe Biden recebeu 2.369.612 votos em Washington, o que corresponde a 58% do total (aqui, em inglês). Já o republicano Donald Trump teve 1.584.651 votos (38.8% do total). No Oregon, Biden recebeu 1.340.383 votos (56.5% do total) e Trump, 958.448 (40.4% do total) nas eleições de 2020 (aqui). O UOL mostra onde cada candidato venceu naquele ano (aqui).

Kamala venceu nos dois estados. Nas eleições de 2024, a democrata recebeu o maior número de votos no Oregon (aqui) e em Washington (aqui) em relação a Donald Trump.

Viralização. Um post no Instagram com o conteúdo enganoso tinha mais de 38 mil visualizações nesta terça-feira (5).

Esse conteúdo também foi checado por Reuters e Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-60 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump não é favorito em estados que tiveram urnas queimadas nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere