É falso que Lula não tenha recebido pontos na cabeça após acidente

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tenha levado pontos na cabeça após cair no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro, como sugere publicação nas redes sociais.

Fotos do mesmo evento compartilhado no vídeo de um post desinformativo mostram os pontos.

O que diz o post

Um vídeo acelerado com música que diz "Vem se lascar, você também. Faz um L e vem" é compartilhado nas redes sociais com as seguintes mensagens sobrepostas: "Alguém viu os pontos na cabeça dele...??? Isso é 'gorpe' Fio. Vem coisa aí........!!!!"; "Novinho em folha" e "Se eu soubesse que lula ia ferra tanto petista até eu tinha votado nele", seguido de emojis chorando de rir.

Por que é falso

Pontos foram fotografados na primeira aparição de Lula após o acidente. Em 25 de outubro, Lula (PT) participou da cerimônia para assinatura da repactuação do caso da tragédia de Mariana (aqui) e o ferimento e as suturas ainda podiam ser vistos. A Folha de S.Paulo, inclusive, publicou uma notícia dando ênfase ao machucado: "Lula faz primeira agenda após acidente e aparece com pontos na cabeça; veja foto" (aqui e abaixo). Antes da solenidade, ele esteve no Hospital Sírio-Libanês para exames e obteve liberação para retornar a rotina de trabalho em Brasília (aqui).

25.out.2024 - Os pontos na nuca de Lula após queda em banheiro em Brasília
25.out.2024 - Os pontos na nuca de Lula após queda em banheiro em Brasília Imagem: Gabriela Biló/Folhapress

Post com conteúdo enganoso usou vídeo do perfil oficial de Lula. No Instagram, é possível visualizar o material (aqui) do evento, cuja legenda traz o texto: "De volta ao Palácio do Planalto".

Lula retirou os pontos no dia 28 de outubro. O procedimento de retirada foi feito no hospital (aqui). Na cerimônia de Mobilidade Verde e Cidades Sustentáveis, na manhã do dia 30, ele já aparecia sem os pontos (aqui).

Acidente no banheiro de casa provocou um corte na nuca. Além disso, traumatismo craniano, um pequeno sangramento no cérebro, exigindo exames e sutura na cabeça (aqui).

Continua após a publicidade

Após novos exames, ele continua sem autorização para viagens. No dia 31 de outubro, segundo boletim médico, divulgado nas redes sociais (aqui), Lula apresentou estabilidade em relação aos exames anteriores, estando apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília. Devido à queda, o presidente já cancelou viagens ao Peru, ao Azerbaijão, à Rússia, e à Colômbia. Além disso, ele não viajou para votar em São Paulo, no segundo turno das eleições municipais. (aqui).

Viralização. Nesta segunda-feira (4), no Instagram, o vídeo com conteúdo falso registrava quase 64 mil visualizações.

A postagem também foi verificada por Estadão Verifica e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes