Sul registra madrugada mais fria do ano
A 20 dias do início oficial do inverno, os gaúchos enfrentaram nesta terça-feira (1º) a madrugada mais fria do do ano. Os termômetros baixaram a quase zero grau nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, com destaque para os 2,6ºC registrados em São José dos Ausentes.
Em Quarai, na Fronteira Oeste, a temperatura também baixou a 2,4ºC. Vacaria, no Planalto, teve frio de 2,8ºC. A previsão da meteorologia é de um frio mais intenso na noite desta terça-feira e madrugada de quarta (2).
O frio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é resultado de uma massa de ar polar que deve permanecer no Estado até a quinta-feira (3). A ação do vento derrubou as temperaturas na Serra para abaixo de zero. Segundo o 8º Distrito de Meteorologia, em algumas regiões do Estado a sensação chegou a -11ºC.
Na região serrana de Santa Catarina o frio também foi intenso. São Joaquim registrou temperatura de 0,6ºC. A Defesa Civil alertou para a possibilidade de precipitação de neve nas regiões mais altas do Estado.
A Defesa Civil também alertou para a possibilidade de ressaca no litoral de Santa Catarina, com ondas de até 4 metros. As rajadas de vento podem chegar a 80 quilômetros, especialmente ao Sul da ilha de Florianópolis.
Em Porto Alegre, a mínima da madrugada foi registrada às 5h, com 8ºC. A chuva fina, entretanto, ajudou a baixar a sensação térmica na capital. As máximas desta terça-feira não passam dos 17ºC em todas as regiões do Estado.
Na quarta-feira (2), a previsão é de tempo seco e temperaturas mais baixas. O amanhecer será de inverno, com nevoeiros isolados e temperatura abaixo dos 5ºC na maioria das regiões do Rio Grande do Sul.
Na Campanha, Serra e Planalto, onde faz mais frio, as mínimas podem atingir entre zero e 3ºC, com formação de geada.
Em Porto Alegre, os termômetros devem registrar 7ºC ao amanhecer. Em Passo Fundo, no Norte do Estado, a temperatura baixa para 2ºC e em Cruz Alta, no Noroeste, não passa dos 3ºC ao amanhecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.