Cidade catarinense acumula mais de 30 cm de neve e bate recorde em dez anos

Guilherme Balza

UOL Notícias
Em São Paulo

A cidade catarinense de Urupema, que fica no Planalto Sul, a 200 km de Florianópolis, já acumulou mais de 30 cm de neve entre 10h de ontem e 4h desta quinta-feira (5), segundo informações do Epagri/Ciram (órgão estadual de meteorologia). A medição foi feita no Morro das Torres pela Secretaria de Turismo do município.

“A última vez que houve um registro tão forte de neve foi em 1999, 2000. É uma situação similar a uma nevasca, que acontece em regiões frias e montanhosas, como a Patagônia (Argentina) e os Andes. No Brasil, normalmente ocorrem nevadas, mas o que ocorreu foi realmente uma nevasca”, afirmou o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri.

Mudanças climáticas agravam seca no Nordeste e criam quatro desertos

Marcado nos últimos meses por temporais, enchentes e tremores de terra, o Nordeste sofre com um mal silencioso que pode causar prejuízos ainda mais sérios à população que mora no semiárido: a desertificação. O processo atinge oito dos nove Estados da região, além do norte de Minas Gerais.

Em Urubici, que também fica no Planalto Sul, nevou da manhã de ontem até 6h de hoje. O acumulado no Morro da Igreja, que fica na cidade, foi de 15 cm de neve. Ontem, a neve chegou a atingir 33 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Além de Urupema e Urubici, nevou nesta quinta em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Anita Garibaldi, Urussanga, Orleans, Ponte Alta e Santa Cecília, segundo a Epagri. “O que mais nos surpreendeu foi o primeiro registro de neve no Litoral Sul de Santa Catarina, em Urussanga”, disse Martins.

Os únicos municípios que registraram temperaturas negativas hoje em SC foram Urubici e São Joaquim, com -5ºC e -3,6ºC, respectivamente. A partir de amanhã, o sol volta a aparecer em todo o Estado, e a massa de ar polar começa a perder força, o que deve deixar as temperaturas mais agradáveis no decorrer do dia, informou a Epagri.

No Rio Grande do Sul, não houve registro de neve nesta quinta. A temperatura mínima no Estado ocorreu em Bom Jesus, onde os termômetros marcaram -1,2ºC, segundo a MetSul meteorologia. Nos próximos dias, o frio diminui sensivelmente em todo o Estado, e as temperaturas máximas devem ultrapassar os 20ºC na Grande Porto Alegre e no interior.

São Paulo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada na capital paulista --medida no Mirante de Santana-- foi de 10,5ºC. A temperatura mais baixa do ano foi de 8,7ºC, em 7 de julho. Ontem, a cidade teve a menor temperatura máxima de 2010, com 14,5º. Hoje, a temperatura não deve superar os 16ºC.

O tempo começa a melhorar na sexta e deve abrir no sábado, quando as máximas podem chegar a 19ºC. A temperatura continua a subir no domingo e pode alcançar 25ºC. Nos próximos dias, os termômetros devem registrar até 2º na Serra da Mantiqueira, onde está localizado o município de Campos do Jordão, segundo o Inmet.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos