Ciclone e massa polar causam transtornos no RS

Lucas Azevedo
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

O ciclone extratropical na costa e o ingresso de uma nova massa de ar polar estão provocando vento forte e declínio da temperatura no Rio Grande do Sul. Em Quaraí, no oeste gaúcho, a temperatura às 5h era de 8,5°C, mas com o vento, a sensação térmica chegou a -5,1°C. São esperados ao longo do dia ventos de até 90 km/h.

Durante a madrugada, São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registrou rajadas de vento de 100km/h. Mais tarde, no começo da manhã, o município de Tapejara foi atingido por fortes ventos, que danificaram telhados de cerca de 40 residências. A Defesa Civil do RS está monitorando a cidade e deve informar novos dados durante a tarde.

As rajadas da madrugada também deixaram sem luz 21 mil consumidores da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica). Quatro geradores foram danificados, fazendo com que os municípios de Sertão Santana, Sentinela do Sul, Cerro Grande, Amaral Ferrador, Cristal e Chuvisca ficassem totalmente ou parcialmente às escuras.

Na madrugada de ontem, Santa Maria foi varrida por um vento de 100 km/h. As rajadas derrubaram árvores e destelharam 33 casas.

Durante as próximas horas, o Estado deve registrar declínio acentuado da temperatura. A mínima pode variar em torno dos 6°C em áreas da fronteira com o Uruguai. A neve pode voltar à Serra Gaúcha na noite de hoje, mas sem a força com a qual se apresentou na última semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos