Topo

Cidades do Sul contabilizam estragos após forte temporal que atingiu a região

Lucas Azevedo<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Porto Alegre

10/11/2010 18h08Atualizada em 10/11/2010 19h06

Um dia após o temporal que atingiu o Sul do país, as prefeituras começaram a enviar nesta quarta-feira (10) às defesas civis estaduais levantamentos dos estragos causados nas cidades. Até a tarde de hoje, o Estado mais atingido era o Rio Grande do Sul, com 500 desalojados, 700 residências danificadas, três destruídas, além de 20 escolas e dois hospitais danificados. Seis municípios esperam avaliação para decretarem estado de emergência. São eles: Santa Cecília do Sul, Taquara, Parobé, Marcelino Ramos, Flores da Cunha e Vila Lângaro, todos no Leste e Norte.

Em Santa Catarina, dez cidades sofreram com os ventos fortes e chuvas de granizo. No Balneário Arroio do Sul, no sul do Estado, 150 residências foram destelhadas e danificadas pelas pedras de gelo. O vendaval também atingiu o abastecimento de água em Lages, depois que árvores romperam os cabos de luz que alimentam uma adutora. As cidades de Chapecó e Concórdia tiveram, cada uma, dez residências danificadas pelo temporal. O mar está muito agitado –o vento está gerando ondas de até três metros.

Já no Paraná, a Defesa Civil contabilizou, até o momento, 2.300 pessoas afetadas pelas chuvas. Trinta e uma estão desalojadas, 529 residências foram danificadas e seis moradores estão desabrigados. Em Apucarana, na região noroeste, rajadas de vento de 60 km/h geraram destruição na cidade. Os bombeiros cederam lonas a 16 famílias que tiveram suas casas destelhadas. Em todas as regiões do Estado foram registradas quedas de árvores e destelhamentos. Em Curitiba, 21 bairros tiveram o abastecimento de energia interrompido, assim como sete cidades da região metropolitana.

Falta de energia no RS

Cerca de 15,7 mil clientes ainda estão sem luz no RS. Na área de concessão da AES Sul, 4.000 estão sem energia elétrica. As cidades mais afetadas são Novo Hamburgo, com 2.100 sem luz, e São Leopoldo, com 900 clientes esperando restabelecimento.

Dentro da área da RGE, 10 mil ainda sofrem com o desabastecimento. As cidades mais afetadas são Bento Gonçalves (Serra), Erechim (norte) e Taquara (Vale do Paranhana).

Já os clientes da CEEE sem energia elétrica somam 1.700, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre e no litoral norte. Todas as empresas garantem que o abastecimento deve ser retomado ainda hoje.

Previsão do tempo

Nos próximos dias, a região Sul do país terá tempo aberto, com temperaturas em elevação. Porto Alegre (RS) terá uma quinta-feira de sol com algumas nuvens. A temperatura deve variar entre 9°C e 23°C. Na sexta e no sábado o sol permanece.

Os próximos dias em Florianópolis (SC) também serão de temperaturas agradáveis. Para quinta-feira estão previstas nuvens e os termômetros registrando entre 13°C e 21°C. Na sexta-feira, o tempo permanece inalterado, com pouca variação térmica: 14°C a 21°C. O mesmo acontece no sábado, quando esquenta um pouco, variando de 15°C a 22°C.

Já em Curitiba (PR), a quinta-feira será de muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A temperatura estará entre 10°C e 19°C. Sexta e sábado permanecem iguais, com temperatura variando pouco: 11°C e 20°C e 13°C e 21°C.