Topo

Cidades em situação de emergência sobem para 82; sul de MG é uma das regiões mais afetadas

Rayder Bragon <br>Especial para o UOL Notícias <br>Em Belo Horizonte

17/01/2011 10h09Atualizada em 17/01/2011 11h58

Mais uma cidade do Sul de Minas Gerais decretou situação de emergência por causa das chuvas que afetam a região, o que elevou de 81 para 82 cidades que estão nessa situação no Estado, de um total de 130 localidades que relataram danos em razão do mau tempo. Itumirim (264 km de Belo Horizonte), segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, é o 82º município a adotar a medida. Somente na região sul mineira, 15 cidades já decretaram situação de emergência.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente de cidade de Três Corações, também no sul do Estado, o número de pessoas que estão desalojadas e desabrigadas no município é de 650 em razão das chuvas, que não param na região. Segundo o órgão, elas estão sendo alojadas em abrigos públicos, em um total de 13 unidades.

Conforme a secretaria, são 4 rios que passam pelo município e todos transbordaram. O principal é o rio Verde, com os seus afluentes Lambari, do Peixe e o rio Palmela.

A explicação dada pela secretaria é que as águas chegam com volume expressivo à localidade, após cheia nas cabeceiras, que ficam em cidades vizinhas.

De acordo com secretaria, a Defesa Civil do Estado vai enviar caminhão com cestas básicas, colchões e cobertores, além de kits de higiene.

Equipes do órgão estão na região e coordenam as ações de recuperação das cidades. No sábado (15), 35 homens do Corpo de Bombeiros se deslocaram para a cidade de São Lourenço, que servirá como base para o grupo. Segundo a assessoria da corporação, eles terão apoio de um helicóptero dos bombeiros, um caminhão, um ônibus e duas vans.

Ainda no sábado, a região foi vistoriada pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), que prometeu ajuda por meio de linhas de crédito do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) aos comerciantes afetados pelos temporais.

Várias cidades do sul têm sido afetadas pelos temporais e apresentaram problemas como inundações, deslizamentos de terra, desabamentos de casas e enxurradas, Os municípios de Pouso Alegre, Seritinga, Itajubá, Careaçu, Conceição do Rio Verde, Maria da Fé, Camanducaia, Ouro Fino, Cambuquira, São Lourenço e Lavras, entre outras, estão entre os prejudicados pelas chuvas.

No Estado, as chuvas provocaram a morte de 16 pessoas desde novembro do ano passado e ferimentos em outras 72 vítimas. Atualização feita pela Defesa Civil mostra que 2.390 pessoas estão desabrigadas e 17.185 ficaram desalojadas, ou seja, foram acolhidas em casa de parentes, vizinhos e amigos, ou ainda foram levadas para abrigos públicos.

O informe ainda traz total de 237 casas e 104 pontes destruídas. Ao todo, 6.248 imóveis apresentaram danos e 339 pontes sofreram abalos na estrutura. O órgão revela ainda que 1,25 milhão de pessoas foi afetado nesse período chuvoso.

Região metropolitana de Belo Horizonte

O corpo de um homem que estava desaparecido em razão de chuvas que atingiram Belo Horizonte e região metropolitana no último sábado foi localizado na noite de ontem pelos Bombeiros, na cidade de Sabará, localizada no entorno da capital mineira.

Segundo a corporação, ele e outro homem procuraram abrigo em um a galeria pluvial, quando foram surpreendidos pelo aumento do volume d’água. Os dois foram lançados no ribeirão Arrudas, próximo a centro de tratamento da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Um deles conseguiu se salvar, mas Luiz Mateus de Oliveira, 25, foi levado pela correnteza. Ele foi encontrado no Rio das Velhas, no bairro General Carneiro.

A Defesa Civil de MG descartou a morte do homem como sendo em decorrência das chuvas. Tratou o caso como sendo "vítima de afogamento".