Topo

Seis estudantes morrem em acidente com fios de alta tensão no interior de AL

Carlos Madeiro<br>Especial para o UOL Notícias

Em Maceió

28/01/2011 11h40

O Instituto de Criminalística (IC) de Alagoas está investigando as causas de um acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (27), no município de Girau do Ponciano, a 161 km de Maceió, que resultou na morte de seis estudantes.

Segundo a perícia inicial do instituto, as mortes teriam ocorrido porque o ônibus tombou sob uma cerca de arame farpado - numa estrada vicinal do povoado de Canafístula do Cipriano - que estava eletrificada por conta da queda de fios de alta tensão de um poste.

Instantes antes do acidente, um caminhão havia perdido o controle e batido nesse poste, partindo-o ao meio e derrubando os fios. Dois dos alunos morreram ao tentar descer pela porta principal do ônibus, enquanto outros quatro foram eletrocutados após tentar fugir pela janela do ônibus, devido ao princípio de incêndio que ocorreu após o veículo tombar. O IC informou ainda que um laudo sobre as causas do acidente está sendo produzido e deve ficar pronto nos próximos dias.

Os estudantes, com idade de 13 a 18 anos, estavam indo à escola José Enoque Barros em um ônibus que faz regularmente o transporte de alunos na região. Cerca de 30 pessoas estavam no veículo. Outros três jovens ficaram feridos, mas foram atendidos na Unidade de Emergência de Arapiraca e já receberam alta.

Os corpos dos estudantes Claudevania Silva Santos, 18, Erinaldo Henrique Cavalcante 17, Grayziane Rodrigues Nolasco, 18, Natania Lúcia da Costa, 17, Thaila Benedita dos Santos, 13, e Thayse Benedita dos Santos, 15, foram levados para o Instituto Médico Legal de Arapiraca. Eles devem ser velados em cerimônia única nesta sexta-feira, já que todos eram do mesmo povoado. O enterro também está marcado para esta sexta. As aulas na escola José Enoque Barros estão suspensas.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, responsável pelo transporte escolar, uma equipe do órgão presta assistência às famílias das vítimas. Nesta quinta-feira, devido ao clima de comoção pelo acidente, o secretário Rogério Teófilo foi pessoalmente conversar com as vítimas do acidente e familiares dos estudantes mortos. O governador em exercício, José Thomaz Nonô, determinou que todas as equipes de atendimento fossem ao local do acidente, mas as equipes de socorro já encontraram os seis estudantes mortos.