Topo

Casal desaparece em trilha de cânion no RS

Lucas Azevedo<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Porto Alegre

10/03/2011 15h18

Um casal de turistas de Canela (122 km de Porto Alegre) está desaparecido desde segunda-feira (7) no Parque Nacional Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul, na região dos Aparados da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul.

Klauss Muller, 35, e sua mulher, Márcia Lins Müller, 33, teriam se perdido no cânion do Itaimbezinho, que faz divisa com Santa Catarina. Os bombeiros acreditam que os turistas tenham sido surpreendidos pela cheia do rio Boi, que corta o parque, e impedidos de voltar.

O desaparecimento do casal foi informado por familiares nessa terça-feira. No final da tarde de segunda-feira, o carro usado pelos turistas foi encontrado no estacionamento do parque. Funcionários acreditaram que o veículo estivesse com uma pane mecânica e que os proprietários voltariam no dia seguinte. As buscas foram iniciadas na manhã dessa quarta-feira.

Uma das possibilidades é o casal ter feito a trilha do rio do Boi, que tem oito quilômetros de caminhada e duração de até 7 horas. O caminho está impedido pela administração do parque desde 1998, devido ao perigo e à falta de segurança.

“Se chove, o nível do rio aumenta rapidamente. É um terreno de difícil acesso, que só pessoas experientes e com bom preparo físico são aptas a fazer”, explicou o chefe substituto do Parque Nacional dos Aparados da Serra, Adão Luiz da Costa Güllich.

Na tarde desta quinta-feira, os bombeiros estão refazendo a trilha em busca de pistas do casal.