Chuva causa desmoronamento parcial em igreja histórica de São João Del Rei (MG)
A chuva dos últimos dias na região Sudeste do Brasil fez desmoronar na madrugada dessa quarta-feira (9) parte de uma das paredes da lateral esquerda da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del Rei, cidade histórica de Minas Gerais fundada no final do século 17. A construção, de estilo neoclássico, é uma das mais antigas do Estado --começou a ser construída em 1721 --e é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Apesar do buraco aberto na estrutura, a construção não sofreu abalos. Quem afirma é o chefe do escritório técnico do Iphan na cidade, Mario Antonio Ferrari Felisberto. Segundo Felieberto, o desmoronamento parcial não afetou as atividades cotidianas na igreja. “Não teve danos estruturais, tanto que foram realizadas missas ontem (9) e hoje (10) de manhã. Escoramos uma parte que não ameaça cair, por segurança, e os andaimes já estão lá”, afirmou.
Segundo o pároco da Catedral, Geraldo Magela da Silva, a parede "será recomposta com o mesmo material". "Com a infiltração da água, parte da parede caiu; ela é feita de taipa de pilão e adobe. O material foi encharcando, a ponto de cair”, disse .
O Iphan é o órgão que vai coordenar tecnicamente a obra, a ser feita por equipes de São João Del Rei e de Tiradentes. Ela terá início na próxima segunda-feira (14), uma vez que, afirmou Felisberto, o instituto estava com dificuldades para encontrar mão-de-obra local para a demanda.
*Com informações de Rayder Bragon, em Belo Horizonte (MG)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.