Topo

Chuva prejudica aulas no sul de Minas Gerais; 132 cidades estão em emergência

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Belo Horizonte

15/03/2011 15h19Atualizada em 15/03/2011 16h22

As fortes chuvas que castigam a região sul de Minas Gerais podem atrapalhar o ano letivo de alunos de Campos Gerais, cidade com cerca de 28 mil habitantes. Os temporais que atingem o município desde o início do mês danificaram estradas e prejudicam o transporte escolar. O problema é mais grave para os estudantes que residem em áreas rurais. Sem conseguir chegar à escola, parte das crianças e adolescentes está sem frequentar as salas de aula desde o fim do recesso de Carnaval.

O prefeito Amador Martins da Silva (PR) decretou estado de emergência e esteve em Belo Horizonte na tarde de segunda-feira (14) para solicitar ajuda da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. “Estamos há quase duas semanas com chuvas torrenciais. Foram danificadas muitas estradas vicinais. O município tem uma área muito extensa e os ônibus escolares não conseguem transitar por alguns trechos”, afirma. A prefeitura estima que a falta de transporte já pode ter prejudicado 1.500 alunos.

A região mais afetada é o distrito de Córrego do Ouro, onde aproximadamente 5.000 moradores enfrentam muita dificuldade para chegar à área urbana. Apesar dos prejuízos, a cidade não registrou vítimas em decorrência da chuva. “Estamos em fase final de documentação e registro das ocorrências. Vamos passar tudo aos órgãos competentes e tenho certeza que receberemos ajuda em breve”, disse o prefeito.

Previsão de breve estiagem

Até o momento, a Defesa Civil recebeu pedido de auxílio de 132 cidades mineiras que decretaram estado de emergência desde o início do período chuvoso. Ao todo, 17 pessoas morreram no Estado em decorrência de acidentes causados por temporais. Para amenizar a situação, a meteorologia traz boas notícias. Após praticamente duas semanas debaixo de muita chuva, as regiões mais afetadas vão passar por alguns dias de estiagem.

“As pancadas de chuva em Minas são provocadas por uma frente fria que atua sobre o litoral do Espírito Santo, mas que já está perdendo força. Nos próximos dias a massa de ar quente volta a predominar, elevando as temperaturas”, afirma o meteorologista Ruibran dos Reis. A informação tranquiliza moradores das regiões sul e leste do Estado, as mais afetadas pelas águas. No entanto, o meteorologista diz que a onda de calor pode provocar chuva forte no noroeste e Triângulo Mineiro.

Buscas em Governador Valadares

Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o Corpo de Bombeiros mantém, pelo quinto dia consecutivo, as buscas pelo garoto Israel Nogueira da Silva, de 11 anos.

Ele desapareceu na última sexta-feira, depois de ser arrastado pela enxurrada no bairro Santo Antônio. Os bombeiros vistoriam galerias subterrâneas e áreas de escoamento de água da cidade, mas, até o início da tarde desta terça-feira, a criança não havia sido localizada.