Gaúchos enfrentam temperaturas de inverno nesta quarta-feira
Os gaúchos amanheceram nesta quarta-feira (6) com temperaturas dignas de inverno. Uma frente fria que está sobre o Estado é a responsável pelas quedas no termômetro, principalmente no Norte e nos Campos de Cima da Serra. Em São José dos Ausentes, a temperatura chegou a 7,6°C, mas a sensação térmica foi de 1,7ºC.
“Geralmente essas temperaturas chegam no final de abril, quando até tem geada. Mas este ano já há previsão de gelo para o início do mês”, comenta o morador de Ausentes, Nelson Cardoso Homem, de 39 anos.
O funcionário público conta que são os turistas, que vão visitar os cânions nos Campos de Cima da Serra, quem mais sentem as baixas temperaturas. “Já estamos acostumados com esse frio. Mas o pessoal que vem de fora costuma dizer que aqui nessa época faz as quatro estações do ano num único dia. De manhã é bem frio, à tarde esquenta, chegando a uns 20ºC, mas à tardinha volta a cair.”
Em Vacaria, no norte, a mínima foi de 7,1ºC, ainda superior à menor do ano, 6ºC, sentida em Quaraí, no dia 15 de março. Já na capital gaúcha os termômetros marcaram 14,7ºC.
Na Serra, as temperaturas também foram baixas. Em Farroupilha fez 7,3ºC, enquanto que em Caxias do Sul, 9,7ºC. No entanto, o sol ao longo do dia faz as temperaturas subirem bastante, com variação superior a 15ºC.
A previsão para os próximos dias é de frio durante a manhã, mas temperaturas em elevação no decorrer das horas. Não deve ocorrer chuvas fortes nem tempestades de granizo, como as registradas no início da semana.
Granizo
Até a manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia recebido quatro comunicados de cidades atingidas por pedras de gelo. Santo Augusto, no norte, chegou a decretar situação de emergência. Lá, 3.000 pessoas foram afetadas pelo granizo. Em Chiapeta, 1.200 moradores tiveram problemas por causa do granizo. Em Alegria, 630, e Caiçara, 350.
A frente fria que ingressou no Estado na noite de segunda-feira trouxe temporais por todo o Rio Grande do Sul. Ventos de até 94 km/h foram registrados. O temporal atingiu Porto Alegre no início da noite de segunda-feira e se deslocou para a região noroeste do Estado na madrugada de terça-feira, entre 2h e 5h.
Em Nova Santa Rita, na região metropolitana, houve perda nas lavouras de arroz. Na serra e no planalto médio também houve transtornos. Em São José dos Ausentes foram registradas rajadas de vento de até 94 quilômetros entre 5h e as 6h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.