Topo

Frio é o mais intenso do ano no Rio Grande do Sul

Frio é o mais intenso do ano no RS - Vanessa Franzosi/Agência RBS
Frio é o mais intenso do ano no RS Imagem: Vanessa Franzosi/Agência RBS

Especial para o UOL Notícias<br>Em Porto Alegre

03/05/2011 10h41

O avanço de uma massa de ar polar voltou a derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (3), provocando frio intenso em várias regiões um mês e meio antes da entrada do inverno.

Em Bagé, na fronteira com o Uruguai, os termômetros registraram 4,8ºC na madrugada segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – um décimo abaixo do recorde negativo do ano, há duas semanas. A umidade do ar, de 95%, ajudou a baixar a sensação térmica para 0ºC.

No planalto gaúcho, entretanto, a ação do vento tornou o frio ainda mais intenso: em São José dos Ausentes, a sensação térmica registrada na madrugada foi de -4ºC para uma temperatura próxima de 5ºC.

Em Porto Alegre, a temperatura também foi a mais baixa do ano segundo o serviço de medição da prefeitura municipal. A estação da zona sul da cidade marcou 11ºC, um décimo abaixo do nível registrado há duas semanas, na última onda de frio.

A neblina e o vento ajudaram a diminuir a sensação térmica também na capital, que terá tempo nublado com possibilidade de chuva isolada durante toda a terça-feira. Na quarta-feira (4), a previsão é de um amanhecer com 9ºC em Porto Alegre.

Nesta terça-feira, o Uruguai teve as mínimas mais baixas do ano, além das primeiras marcas negativas de 2011. Na região de Florida, cerca de 100 quilômetros ao norte de Montevidéu, a temperatura oficial foi de 0ºC.

Na província de Buenos Aires, cidades como Mar Del Plata e Tandil também tiveram temperaturas abaixo de zero. A massa de ar polar está avançando para o mar e deve registrar seu ápice no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira.

Em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciran, a sensação térmica na região de Urubici, na serra, caiu a -14ºC pela ação do vento. Os termômetros marcavam 3ºC na madrugada. A região é a mais alta do Estado, com picos de quase 2.000 metros.

Na segunda-feira (2), a maioria das cidades gaúchas já havia tido uma rotina de muitas nuvens, chuva, vento e frio durante o dia todo – um clássico cenário de inverno. A tarde foi a mais fria até agora no Estado, com marcas entre 11 e 13ºC em grande parte do interior.

Mas em alguns pontos do planalto, nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, a temperatura máxima não passou de 10ºC.

A previsão indica que os próximos dias continuarão gelados no Estado, com temperaturas mais baixas durante a noite em algumas localidades – casos da região metropolitana e da serra.

Em áreas monitoradas por estações particulares, podem ser registradas mínimas entre 1 e 3ºC com formação de geada.