Topo

"Ele ficou com as pernas tremendo", diz aluno que idealizou 'careca coletiva' em Minas Gerais

Rayder Bragon

Especial para o UOL Notícias<br>Em Belo Horizonte

2011-06-03T15:59:29

03/06/2011 15h59

O estudante Lucas Ataíde Avelino, 17 anos, idealizador de movimento que culminou na raspagem de cabelos de alunos de uma escola de ensino médio de Governador Valadares (MG), revelou que o amigo, portador de um câncer na cabeça, ficou com as “pernas tremendo” ao descobrir que a maioria dos alunos da sala onde estuda tinha feito o gesto em solidariedade a ele.

Os alunos rasparam os cabelos no último fim de semana e surpreenderam o colega na segunda-feira passada (30), dentro da sala de aula. O episódio foi filmado e postado na internet (assista abaixo).

Veja o momento em que Arthur chega à sala de aula e vê os amigos carecas

“Ele ficou sem palavras. Ele teve um choque, ficou com as pernas tremendo, de tão emocionado que ele ficou”, afirmou.

Segundo Lucas, o amigo Arthur Gonçalves descobriu há dois meses que tinha um tipo de câncer, denominado “Sarcoma de Ewing”, ao descobrir um caroço depois de cortar os cabelos.

A iniciativa foi feita, segundo o estudante, por ter detectado que o amigo de infância estaria deprimido com a queda dos cabelos após o início das sessões de quimioterapia, feitas para combater a doença.

“Quando a gente ficou sabendo que ele estava com câncer, a gente ficou muito triste. Eu falei que rasparia a cabeça também”, disse o aluno, que foi seguido por mais 23 estudantes.

“Ele começou as sessões de quimioterapia há um mês, e o cabelo dele começou a cair há uma semana, mais ou menos”, revelou o amigo. Diretores da instituição de ensino também aderiram ao ato feito pelos alunos.

O estudante ainda terá de se submeter a mais sete sessões de quimioterapia, em intervalos de 30 dias.

Mais Cotidiano